Pastorais e movimentos

Diocese participa do 14º Encontro Intereclesial das CEBs em Londrina

A Arquidiocese de Londrina, situada no estado do Paraná, sediou dos dias 23 a 27 de janeiro, o 14º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) atuantes em todo o Brasil. O Encontro reuniu cerca de 3 mil fieis que juntos refletiram sobre a temática principal: As CEBs e os desafios do mundo urbano. Cinco representantes da CEBs atuantes no território diocesano de Uberlândia estiveram presentes. Entre eles, Pe. Wlademyr de Souza Silva, pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Araguari.

Quem também esteve presente, juntos aos encontristas da Arquidiocese de Uberaba, foi Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba. Antes do início do evento, Dom Paulo comentou a importância do momento, em vídeo gravado e enviado para a Rede Vida, confira: 

O início do Encontro foi marcado pela Missa de Abertura, presidida por Dom Geremias Steinmetz , arcebispo de Londrina. A celebração  reuniu cerca de 7 mil fiéis na noite do dia 23 de janeiro. Em sua reflexão, Dom Steinmetz destacou que as CEBs possuem um grande compromisso diante das forças políticas, sociais, econômicas e culturais; mas que estes desafios são sustentados pela fés e pelo Espírito de Deus. “A fé só tem eficácia na medida em que é inspiração profunda para a ação transformadora do mundo”, salientou o arcebispo. 

A programação do Encontro foi intensa, com atividades durante todo o dia que buscaram refletir sub temas, apoiados pelo tema central do Intereclesial. Reflexões e provocações bíblicas, trabalhos em grupo e exposições, reuniões entre bispos, exposição dos pilares ver, julgar e agir, apresentação de propostas e a convivência entre os participantes e as famílias que os acolheram, foram alguns dos compromissos que marcaram o dia a dia dos que estiveram presentes.

Pe. Ronan Belo Júnior e Pe. Wylian Whallison Gonçalves, da Arquidocese de Uberbara, à esquerda e a direita, respectivamente. Ao meio, Pe. Wlademyr de Souza.

Um dos resultados do Interecelesial, foi uma carta elaborada diante das plenárias discutidas no Encontro. Leia-a na íntegra: 

A Rede Vida também publicou uma matéria completa sobe o Encontro. A mesma foi compartilhada na  FanPage das CEBs no Facebook. Outras informações e disposições do encontro, você confere acessando o site oficial da CEBs

Resumo do Intereclesial pela REDE VIDA

Especial 14º Intereclesial das CEBs do Brasil pela Rede Vida. Alegria, esperança e profetismo! #cebsdobrasil

Posted by CEBs do Brasil on Sunday, February 4, 2018

Fonte de  Informações: Portal A12, Arquidiocese de Londrina e CEBs do Brasil. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!