Diocese de Uberlândia Em Destaque

Diocese realiza primeira reunião para a Assembleia de Pastoral neste sábado, 08

Acontece neste sábado, 08, às 14h, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, situado na Praça Nossa Senhora Aparecida, nº 100, no Bairro Aparecida, a primeira reunião de preparação para a Assembleia Diocesana, ou Assembleia de Pastoral, que ocorrerá no dia 08 de novembro. Na ocasião os delegados, aqueles que representam as suas paróquias, juntamente ao clero presente irá “refletir sobre a visão eclesiológica do papa Francisco tomando as orientações, iluminações e conselhos encontrados na Exortação ‘Evangelii Gaudium’” – Convocação para a Assembleia Diocesana.

11846269_947694478605592_1876434843_n

Mas, antes disso, para que a Assembleia e as suas preparações pudessem acontecer foram necessários alguns passos. O primeiro deles foi à convocação oficial feita por Dom Paulo, bispo diocesano, na Missa dos Santos Óleos, ocorrida tradicionalmente na Catedral Santa Teresinha. Este ano celebrada no último 26 de março.

Em seguida, a Diocese entregou os questionários da Assembleia a todas as Paróquias para que pudessem ser respondidos mediante as ações realizadas após o último Plano Pastoral 2011 – 2015, resultado da última Assembleia realizada por ocasião do ano jubilar da Diocese, em que se comemoram seus 50 anos de história. As repostas são entregues a Coordenação de Pastoral Diocesana que atualmente é formada pelo Pe. Itamar de Almeida, Reitor do Santuário Diocesano; Pe. João Antônio da Silva Júnior, pároco na Paróquia Nossa Senhora do Caminho; Pe. Willians Soares, pároco na Paróquia Bom Jesus; Elba Catalina Fleita e Marcella Carvalho, responsável por todo secretariado.

Após a entrega dos questionários e a realização das reuniões preparatórias, a Assembleia acontece e dela são retiradas todas as novas medidas a serem colocados no Plano Postaral 2016-2020. Este Plano é dividido por quatro eixos são eles:

  1. Encontro com Jesus Cristo
  2. Renovação da Vida Comunitária
  3. Formação Bíblico-Doutrinal
  4. Compromisso Missionário

Para cada um deles são propostas novas ações evangelizadoras, mediante as respostas dos questionários paroquiais e discussões feitas em Assembleia.

O CCD (Centro de Comunicação Diocesano) acompanhará de perto toda a Assembleia e também será parte ativa em toda a sua realização. Rezemos para que o Divino Espírito Santo possa vir em auxílio a todos aqueles que serão parte ativa deste momento ímpar para a caminhada diocesana e que as decisões tomadas possam ir de encontro as necessidades pastorais de todas as comunidades.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!