A Igreja no Brasil e no Mundo

Dioceses promovem encontros com candidatos

Diante da intensificação das campanhas eleitorais, algumas dioceses estão preocupadas em contribuir para um voto consciente e responsável. Para isso, organizam debates e encontros com os candidatos aos cargos públicos, para que apresentem suas propostas aos eleitores cristãos.

No próximo dia 25, cerca de 40  candidatos a deputados federais e estaduais das cidades que compõem a diocese de São José dos Campos (SP) irão participar de um encontro promovido pela Associação para Ensino Social da Igreja Leão XIII, entidade que tem como objetivo divulgar os princípios do ensino social e cristão por meio da relação fé e política e da cidadania e participação. O evento será às 19h30, no salão da Faculdade Católica de São José dos Campos.

Inicialmente, os candidatos irão se apresentar e expor seus interesses para o exercício do mandato. Depois, responderão, por meio de sorteio, perguntas formuladas pelos membros da Associação com base na mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a respeito das eleições 2014, que aborda temas como financiamento de campanha, corrupção, reforma política, ética, meio ambiente e defesa da vida. Coordenadores de pastorais, líderes e a comunidade em geral poderão assistir ao encontro no auditório.

Regional Sul 2

No Paraná, a arquidiocese de Curitiba, juntamente com o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, promoverá um bate-papo entre os candidatos ao governo do estado no dia 11 de setembro. O encontro está marcado para as 20h, no Cenáculo Arquidiocesano, e será conduzido pelo administrador arquidiocesano, dom Rafael Biernaski; pela coordenadora da Comissão de Leigos, Marcia Regina Savi; e pelo apresentador da TV Evangelizar, Felipe Alves.

Na ocasião, o bate-papo será dividido em duas partes: na primeira, cada candidato terá cinco minutos para apresentar suas propostas; e, em um segundo momento, todos responderão a quatro perguntas que serão formuladas pelos membros das paróquias, comunidades, movimentos e associações presentes no evento.

As dioceses acreditam que um eleitor esclarecido estará melhor preparado para votar em candidatos verdadeiramente comprometidos com o bem comum.

Fonte: cnbb

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!