Diocese de Uberlândia Em Destaque

"Discussão entre Fé e Razão não se conclui nunca", afirma filósofa em debate

No encerramento do Ano da Fé (24 de Novembro), realizou-se nesse Sábado (23), na Faculdade Católica de Uberlândia (PUC-MINAS) uma mesa redonda acerca do tema “Fé e Razão” no auditório da Faculdade.

debate-fe-razao

O encontro contou com dois momentos, o primeiro uma exposição feita pela jornalista Maria Emília Duarte, abordando o tema “Nova Evangelização e Internet: Caminhos e desafios para a transmissão da fé” e em seguida um debate entre Filosofia e Teologia, proferido pelos professores Msa. Sandra Olades, e Ms. Pe. Júnior Vasconcelos.

A filósofa, parafraseando a encíclica “A fé e a razão” (fides et ratio) de João Paulo II, afirmou que ambas “constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de conhecer a Ele, para que, conhecendo-o e amando-o, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio.” Com essa citação, Sandra Olandes iniciou sua fala deixando claro que o debate não se finalizaria naquela manhã, “pois a discussão Fé e Razão não se finda nunca”, afirmou.

Ao expor os pensamentos científicos filosóficos sobre o tema, a palestrante ressaltou que Fé e Razão tem que caminhar juntas para ambas se complementem.

Pe. Júnior Vasconcelos, por sua vez, ressaltou que buscamos sempre a verdade e por isso a razão de debates como esse, promovido pela CATÓLICA. Afirmou, ainda, que essa busca não se finalizaria ali, parafrasendo a máxima bíblica que diz: “O que é a verdade?”, frase atribuída a Pilatos dirigida a Jesus momentos antes da sua condenação. Para o palestrante a discussão Fé e Razão é uma constante na vida do cristão, “já que com essas duas asas é que podemos alçar vôos maiores e mais seguros”, afirmou.

O evento, segundo o coordenador do curso de Teologia da Faculdade Católica, Prof. Manoel Messias, “foi uma manhã propícia para refletir sobre os temas que pensamos ser rivais e aqui aprendemos que são complementares; que um precisa do outro para existir”, finalizou.

Confira as fotos do evento em nossa fanpage: www.facebook.com/elodafe

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!