Diocese de Uberlândia Em Destaque

Dom José Alberto Moura celebrará seu jubileu de prata episcopal nesta sexta-feira em Uberlândia

Ocorrerá amanhã, 07, na Catedral Santa Teresinha, em Uberlândia, às 19h30, missa pelos 25 de ordenação episcopal de Dom José Alberto Alberto Moura.

4653e069ed7369840191e8bf38ab8dc9_M

“Convido todos que puderem para rezar com a gente, e aqueles que não puderem que possam rezar por nós e nos lembraremos de todos os caros diocesanos da Diocese de Uberlândia. Que o Senhor abençoe a todos”.

Natural da cidade de Ituiutaba–MG, Dom José foi ordenado padre no dia 09 de janeiro de 1971, pelo então bispo coadjutor da Diocese de Uberlândia, Dom Onofre Cândido Rosa, SDB, que tinha como titular Dom Almir Marques. A ordenação episcopal, ocorrida no dia 14 de julho de 1990, foi presidida por Dom Estevão Cardoso de Avelar, OP, bispo da Diocese à época.

CONVITE

Nos 25 anos de serviço a Igreja como bispo, Dom José ordenou 42 padres e 26 diáconos. Na Diocese de Uberlândia, Dom José esteve por 17 anos como bispo diocesano e, há oito anos, é Arcebispo Metropolitano da Diocese de Montes Claros.

Em clima festivo, a Cúria Diocesana ofereceu na manhã desta quinta-feira, 06, um café da manhã em forma de agradecimento a Dom José Alberto pelos serviços pastorais prestados a Diocese de Uberlândia.


11824184_946821075359599_2146031243_n

Na ocasião, Dom José conversou com o ELODAFE. Primeiramente falou-nos um pouco sonre os seus 25 de episcopado, confira:

“É evidente que tudo é graça de Deus, Ele que nos chama, mas é Ele também que nos da os meios para termos frutos daquilo que nós realizamos de muito trabalho e muita ação evangelizadora; E até meu lema é exatamente esse, pelas palavras de Paulo: “Acreditei, por isso falei.”, então foram anos em que pude ter oportunidade de servir a causa da Igreja, a causa do bem da sociedade nos lugares por onde passei.”

Sobre o tempo de administração pastoral da Diocese de Uberlândia, declarou:

“Em Uberlândia, como bispo por quase 17 anos, pude aqui conhecer tanta gente amiga e também trabalhar junto com os padres, religiosas, leigos e leigas no desenvolvimento da Igreja; Na própria Rádio América também na Faculdade Católica, em todos os meios de evangelização, pude criar muitas Paróquias existentes e assim, a gente percebe que vale a pena.”

Em seguida, falou um pouco sobre o pastoreio a frente da Arquidiocese de Montes Claros:

“Estou agora em Montem Claros, como Arcebispo, uma região bem diferente. Tive que me adaptar a nova realidade. Estou lá há mais de 8 anos, mas é um trabalho intenso, exige muito da gente , mas com a graça de Deus temos realizado aquilo que é possível para servir o povo de Deus e na parte social também. A Igreja lá é muito empenhada na promoção humana. Temos lá a Santa Casa de Misericórdia, que é como o Hospital de Clínicas de Uberlândia, atende toda a região. É um hospital de alta complexidade e nós estamos sempre lá, atendendo, trabalhando e ajudando no encaminhamento de políticas públicas para ajudar o povo sofrido do Norte de Minas e até Sul da Bahia. Sendo então uma área de atendimento com mais de 2 milhões de pessoas no Hospital. Por isso mesmo, tem sido um trabalho muito proveitoso pelo que me parece. Trabalho este que vem sendo realizado com a ajuda de tanta gente. Assim estes 25 anos tem sido de um fecundo ardor, porque temos que ter um ardor pela graça de Deus; um ardor missionário. Então, uma verdadeira missão, mas é gratificante porque apesar do cansaço, lutas, dificuldades e problemas é possível ver que o efeito é grande daquilo que realizamos com a ajuda de Deus e de tantas pessoas. Então, sou grato a Deus por estes 25 anos de episcopado.”

O CCD (Centro de Comunicação Diocesano) agradece a Dom José Alberto ao mesmo tempo em que lhe deseja os parabéns pelo seu jubileu de prata episcopal. Que o Senhor Deus possa lhe iluminar e abençoar ainda mais nos próximos anos que virão; o fortifique na fé e na missão do Teu Reino para que as sementes a serem plantadas gerem bons frutos a todos.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!