Diocese de Uberlândia Em Destaque

Dom Paulo Francisco: há seis anos no pastoreio da Diocese de Uberlândia

Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano, celebrará neste sábado (22), em Missa presidida às 17h na Catedral de Santa Teresinha do Menino Jesus, seu sexto (6º) ano no pastoreio da porção do Povo de Deus presente na Igreja Particular de Uberlândia.

Nomeado pelo papa Bento XVI como bispo diocesano de Uberlândia-MG, no dia 02 de Fevereiro de 2008, dom Paulo tomou posse canônica em 22 de Fevereiro de 2008.

Os fiéis diocesanos ainda guardam com carinho na memória aquela noite. Ás 20h, no Estádio do Sabiazinho, na presença de várias autoridades religiosas, civis e militares, a comunidade católica – mais de oito mil participantes, segundo estimativas da Polícia Militar – acolhia calorosamente o seu novo pastor; “para Cristo e para a Igreja”, segundo o seu lema episcopal.

maxresdefault

O metropolita de Uberaba, à época, dom Roque Oppermann, presidiu a celebração de posse. Também se fez presente o predecessor de dom Paulo na condução da diocese de Uberlândia, o arcebispo de Montes Claros, dom José Alberto Moura. Da capital das Minas Gerais veio o arcebispo metropolitano, dom Walmor de Azevedo. Outros bispos da Província Eclesiástica de Uberaba se fizeram presentes. Houve ainda manifestações de bispos e autoridades civis que não puderam comparecer à cerimônia.

Um momento marcante da celebração, dentre os demais, pelo seu caráter inesperado, foi indubitavelmente a despedida a dom Estevão de Avelar, que precisou se retirar antes do término do rito – numa de suas últimas aparições públicas -, em que a assembleia presente no Estádio, de forma livre e espontânea, ovacionou-o por consideráveis minutos.

O prefeito municipal, Odelmo Leão, falando em nome dos cidadãos e cidadãs de Uberlândia e dos demais prefeitos dos municípios que compõem a diocese – 09, no total -, desejou ao novo bispo diocesano um fecundo ministério episcopal, assegurando-lhe o diálogo, a ajuda mútua e o respeito recíproco entre “Igreja e Estado”.

Após a cerimônia de posse, dom Paulo Francisco, já como o quarto bispo titular da Diocese de Uberlândia, recepcionou o seu clero, autoridades, amigos e familiares num jantar servido no Praia Clube.

O CCD (Centro de Comunicação Diocesano), ao fazer memória daquele dia, reitera a sua missão de anunciar a Boa-Nova do Evangelho do Cristo, e aproveita a oportunidade para parabenizar a Dom Paulo Francisco Machado, assegurando-lhe que, no caminho do discipulado missionário de Jesus Cristo, não mediremos esforços para caminharmos juntos sob a égide do bem, da justiça e do diálogo eclesial, pois, “onde está o bispo, aí está a Igreja” (Santo Inácio de Antioquia).

_____________________________________
Diácono Claudemar Silva

Assessor de Comunicação da Diocese de Uberlândia
Diretor do Centro de Comunicação Diocesano

01

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!