Diocese de Uberlândia Em Destaque

Editorial do mês de Janeiro

cena do filme a árvore da vida do diretor Terrence Malik.
cena do filme a árvore da vida do diretor Terrence Malik.

Reverendíssimo Sr. Bispo Diocesano, dom Paulo Francisco Machado,
Reverendíssimos Srs. Presbíteros e Diáconos,
Caríssimos (as) Religiosos (as), Secretários (as) Paroquiais e Agentes PASCOM,
Senhores e Senhoras,

Um abençoado 2014!

Adentramos as portas de um novo ano. E, diferentemente do que os pessimistas dizem, não é o eterno retorno do mesmo; antes, é um tempo cíclico que se inicia e, com ele, o inédito se avizinha. Em francês, Reveillon quer dizer “despertar”. E não apenas do ano, mas, sobretudo, do ser humano que diante do novo se dá conta de que está, na verdade, na antessala do possível: podemos muito e infinitamente mais do que ousamos no passado. “Deixando o que fica para trás” é hora de “avançarmos para frente, decididamente”, como nos aconselha o apóstolo dos gentios, Paulo (cf. Fl 3,13-14).

Muitas comunidades iniciarão o ano acolhendo seus novos pastores. Será um tempo oportuno para vivenciar a fraternidade, a acolhida e a hospitalidade evangélica que vê no outro a pessoa do próprio Deus. Oxalá nossas comunidades cristãs sejam mestres na arte da disponibilidade para o Totalmente Outro na pessoa do outro que vem.

O Portal ELODAFE, por sua vez, acolhe com carinho dois novos colunistas: nosso bispo diocesano, dom Paulo Francisco, que mensalmente escreverá para o DEUS CONOSCO, e nós iremos reverberar seus textos a cada início de mês. Teremos ainda a grata satisfação de contribuir com a espiritualidade de nossa diocese apresentando aos nossos leitores uma série de reflexões embasadas na espiritualidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, nossa Padroeira. Esses textos foram gentilmente produzidos com exclusividade para o ELODAFE por Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima, ssp, religioso Paulino com mestrado em “espiritualidade Teresiana”. [box type=”error”]tais artigos já estão disponíveis; para acessá-los, vá ao menu do Portal e clique em Espiritualidade Santa Teresinha e em Colunistas, respectivamente[/box]

E mais; no próximo dia 11, das 08h às 17h, na Paróquia São Judas Tadeu, Roosevelt, representantes e coordenadores das Pastorais e Movimentos Familiares estarão reunidos para responder o Questionário em preparação ao Sínodo da Família, que ocorrerá no Vaticano de 05 a 19 de Outubro deste ano. A Comissão Diocesana do Sínodo trabalhou com carinho para a realização deste momento.

Por fim, o Centro de Comunicação Diocesano (CCD) está trabalhando na formatação de um programa radiofônico especialmente produzido para fazer com que a diocese chegue cada vez mais aos diocesanos. O programa que levará o nome do Portal, ELODAFE, terá como âncora o assessor de comunicação da diocese, esse que vos escreve. Fazemos votos de que todos os agentes da diocese possam se envolver efetivamente com esse projeto que é nosso.

A todos, votos de um ano de muitas realizações, sabedoria e paz. Que Jesus Cristo, o Comunicador do Pai, nos inspire bons propósitos em favor da construção do Reino de Deus que já se encontra entre nós.

 Fraternalmente,

Diácono Claudemar Silva

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!