Destaque Diocese de Uberlândia Palavra do Bispo

Eleições 2020, por Dom Paulo Francisco Machado

Eleições 2020
Dom Paulo Francisco Machado
Bispo da Diocese de Uberlândia

Vem aí as eleições 2020 e, como bons católicos, somos instados a dar nossa contribuição para oferecer melhores condições de vida aos membros de nossas cidades. De longa data, conforme atesta a famosa carta a Diogneto, cada cristão é chamado a dar um belo testemunho de cidadania. Assim se expressava o referido texto: “Obedecem às leis estabelecidas, mas com seu gênero de vida superam as leis”. Deixava ainda precioso conselho válido para governantes e governados: “A Felicidade não está em oprimir o próximo, ou em querer estar por cima dos mais fracos, ou enriquecer-se e praticar violência contra os inferiores”

A pandemia do covid-19 mostrou-nos, com mais clareza, a importância de políticas públicas para a proteção dos mais pobres e veio expor as feridas mais gritantes de nossas cidades: favelas repletas de barracos desumanos sem água corrente e sem esgoto, a imoral desigualdade social, alunos que não podem assistir aulas pelo computador, hospitais desaparelhados e repletos. É gravíssima a crise sanitária que sofremos. Aproveito para solidarizar-me com as famílias dos mais de cem mil que perderam entes queridos e afirmar-lhes nossas orações.

Em novembro, nos dias 15 e 29, teremos a oportunidade de fazer nossas escolhas, eleger governantes e legisladores que se encontram mais próximos de nós, que andam pelas mesmas ruas e sentam-se nos mesmos bancos da praça, que encontramos nos mercados, que passam pelas nossas ruas repletas de mendigos e pelos bairros sem a devida infraestrutura. Muitos desses candidatos são nossos vizinhos. Daí ser mais fácil conhecer seus projetos para nossas cidades e sua capacidade administrativa.

São merecedores de nosso voto os candidatos realmente comprometidos com a Política com “P” maiúsculo, entendida há milênios como “Arte do bem comum” (Aristóteles) e há que se entender por bem comum, mais que o bem da maioria, todos aqueles justos reclamos de minorias que tantas vezes são desprezados na construção das leis da cidade, que são alijados de quase todos os benefícios da sociedade contemporânea, e que se veem desprotegidos.

Queremos lembrar aos fiéis, em especial os que sentem a vocação para a difícil e muita “nobre arte” da Política, na expressão de Pio XI e que, queiram prestar um bom serviço ao povo nos campos político-sócio-econômicos. São Paulo VI afirma na memorável Encíclica “Evangelii Nuntiandi”: “A política, para os cristãos, é uma das formas mais nobres de fazer a caridade”. A Igreja que está em Uberlândia manifesta gratidão e respeito por todo candidato realmente disposto a promover o que o Papa Francisco chamou de “ecologia integral” e de “globalização da solidariedade”.

Portanto, só são merecedores do voto de um cristão consciente os prefeitos e vereadores, que realmente desejam dar melhores condições às pessoas nos campos da saúde, habitação, educação, transporte, segurança, alimentação. Será preciso verificar, no histórico de cada um deles, seu envolvimento e compromisso bem concreto na construção de sociedade mais igualitária, fraterna e inclusiva.

Resta-nos lembrar que a Igreja, como instituição, tem por finalidade promover a comunhão e defender firmemente os valores apontados nos Evangelhos e, neste sentido, não se encontra ligada a nenhum partido, como também não se submete a nenhum deles. Assim, respeitamos a liberdade de opção dos eleitores e o pluralismo partidário.

Ao clero, recordo o dever de evitar, nesta sociedade ideologicamente dividida, toda desavença e, por isso, é-nos vedado tomar parte ativa numa campanha política (Cânones  287 §2 e 285 §3). Proibimos, terminantemente, qualquer propaganda eleitoral especialmente nas ações litúrgicas, nos espaços de uma paróquia. Vedada participação de candidatos à frente de qualquer evento da Diocese.

Recorremos a Santa Teresinha do Menino Jesus e a Maria Santíssima como nossas intercessoras na busca do Reino.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!