Diocese de Uberlândia Em Destaque

Em janeiro, Escola Diocesana concluiu formação para catequistas

No último dia 31 de janeiro, às 16h, ocorreu o encerramento da Escola de Formação Catequética na Diocese de Uberlândia.

DSC07610

Toda a equipe de professores da Escola preparou com muito carinho esse momento. Os catequistas de cada módulo fizeram uma apresentação criativa de como foram essas duas semanas de encontro, oração, partilha, aprendizagem. Após as apresentações, foi oferecido um lanche de confraternização. Logo em seguida, participaram da Santa Missa presidida pelo vigário da Paróquia São Judas Tadeu de Araguari, Padre Marco Aurélio. Ao final da Celebração, Pe. Marco Aurélio parabenizou e entregou solenemente o diploma para os concluintes da Escola de Formação Catequética.

Com a graça e as bênçãos de Deus realizamos mais um intenso trabalho de formação dos catequistas. Abaixo, dois depoimentos de catequistas que participaram do primeiro módulo.

“A vida é mesmo uma caixinha de supressa. Quando recebi o convite para participar dos encontros da Escola de Formação Catequética, logo disse SIM e nem entendi o porque, mas como sempre tive vontade de evangelizar crianças, achei esse o momento oportuno. Achei que seria mais um encontro qualquer.

Mas, meus irmãos, já na celebração de abertura, senti que esse seria muito especial em minha vida, pois senti uma paz interior a me contagiar. A celebração da Santa Missa, a palavra anunciada no evangelho falava sobre o Chamado. Cheguei a me arrepiar, não consegui mais parar de refletir sobre o assunto.

No primeiro encontro fui calorosamente recepcionado pelas coordenadoras, ou melhor, pelos anjos que o Senhor preparou para essa missão. A cada tema e a cada dia, o encontro foi ficando mais especial. As orações de abertura foram tão ricas, cada dia mais linda que a outra. Foi um momento forte de espiritualidade, a presença de Deus ali era certa. Os grupos: Paz, Amor, Alegria, Esperança, Luz e Semeador, todos  compenetrados, contagiados para assim melhor louvar a Deus. Todos estão de parabéns!

Eu, Paulo Sérgio, uma pessoa até então fechada, de pouca conversa, tímida em certos assuntos, me via a dançar, cantar, contracenar, e  uma alegria inexplicável tomava conta de mim que ao retornar para a casa todos me perguntavam o que estava acontecendo comigo, de onde estava brotando tanta alegria assim?

Agradeço muito à Deus por esse milagre em minha vida e principalmente em um momento em que refletia sobre minha vida que parecia inútil, sentia um vazio interior por não estar fazendo nada para ajudar. Peço A Deus que continue iluminando a todos os envolvidos nas realizações desses encontros e que toque no coração de mais e mais pessoas  para que possam como eu ter o privilégio de sentir essa transformação interior. Espero também que todos os meus irmãos que participaram dos encontros possam também ter sido tocados em seus corações, assim como eu fui.

Que Deus ilumine a todos vocês coordenadoras desse encontro: Mariinha, Isis, Sandra, Vilma Santos, Vilma Araújo e Ana Maria. Que vocês possa continuar nessa caminhada de fé e serviço à Deus e  todos nós, catequistas  somos gratos a vocês hoje e sempre por tudo o que aqui aprendemos, e por assim nos tornar pessoas melhores.” Paulo Sérgio Alves de Macedo – Módulo I

 DSC07646

“Comecei a participar da Escola de Formação Catequética, ignorando totalmente o altíssimo valor de seu conteúdo. O que no princípio se configurou como sendo algo muito simples evoluiu rapidamente. Logo na abertura com as palavras do meu eterno pastor Padre Olimar, se converteu em verdadeira paixão e pude ver o tamanho do comprometimento.

Participar desta formação foi  uma oportunidade única na minha formação como catequista, superou todas as minhas expectativas. Os conteúdos apresentados e a forma carinhosa que nos foi passado, me deixou encantada.

A catequese em minha vida foi se desenvolvendo aos poucos, e sei que nunca vai acabar, porque em cada etapa, vou querer buscar mais e mais a minha maturidade na fé.

Hoje me sinto fortalecida na fé, na religião, na experiência  de Deus, na vida de igreja,  educando na fé e realmente movida pelo Espirito Santo. Me sinto CATEQUISTA.

Agradeço de coração a todas as pessoas que participaram deste curso e que hoje participam de minha vida, e tenho a certeza de que todos nós estamos aptos a levar aos nossos catequizandos essa deliciosa experiência de amar e querer sempre conhecer mais e mais a JESUS CRISTO. “Sandra Fernandes Maciel – Módulo I – Paróquia São Pedro.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!