Diocese de Uberlândia Em Destaque

Entrevista: Dom Paulo Francisco fala sobre as novas transferências de padres

Inicia-se hoje (09), na Diocese de Uberlândia, as novas transferência de alguns padres anunciadas no início do mês de maio. Ao todo, foram 12 padres transferidos (confira a lista completa clicando aqui).

O ano de 2014 na Diocese de Uberlândia, no entanto, foi marcado desde o seu início por transferências de padres. Em dezembro de 2013 foram anunciadas quatro transferências que começaram já no início do ano (para recordá-las,  clique aqui).

As transferências de presbíteros são sempre um momento delicado para a vida da Igreja Particular, pois as emoções vêm à tona e os questionamentos são inevitáveis. Muitos fiéis, por exemplo, não compreendem de imediato a necessidade e o bem que tal renovo propicia à vida da comunidade paroquial, possibilitando, inclusive, a renovação das estruturas, da pedagogia e do entusiasmo na vida dos leigos e dos párocos.

[box type=”info”]

“Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída de maneira estável na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco, como a seu pastor próprio, sob a autoridade do bispo diocesano. É o lugar onde todos os fiéis podem ser congregados pela celebração dominical da Eucaristia. A paróquia inicia o povo cristão na expressão ordinária da vida litúrgica, reúne-o nesta celebração, ensina a doutrina salvífica de Cristo, pratica a caridade do Senhor nas obras boas e fraternas”. (CIC 2179).

[/box]

No esforço de fazer chegar a todos os fiéis leigos e religiosos da Diocese, o CCD – Centro de Comunicação Diocesano -, como veículo oficial de comunicação da Diocese, teve a responsabilidade de entrevistar o Revmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Paulo Francisco Machado, a fim de abordar o tema das transferências de padres.

Numa conversa franca e tranquila, Dom Paulo Francisco abordou a necessidade das transferências, afirmando que elas se caracterizam essencialmente como um momento de renovação para todos. Comentou ainda acerca do processo de decisão que leva em conta o perfil do padre e as características próprias da possível paróquia, e, por fim, fez aos fiéis diocesanos um convite: “vamos recebê-los com carinho; vamos exercer essa virtude teologal, a caridade, acolhendo com amor aquele que vem em nome do Senhor”.

IMG-20140520-WA0000

Ouça na íntegra a entrevista de Dom Paulo Francisco Machado concedida ao Diácono transitório da Diocese, Claudemar Silva.

[button color=”blue” link=”http://elodafe.com/wp-content/uploads/audio/entrevista-dompaulo-transferencias.mp3″ size=”medium” target=”_blank” font=”georgia” align=”left”]Entrevista Dom Paulo[/button]

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!