Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação Sem categoria

Escola de Teologia Pastoral São Marcos promove módulo sobre Apocalipse

A Escola de Teologia Pastoral São Marcos da Diocese de Uberlândia promove módulo sobre Apocalipse nos dias 14 e 15  e será assessorado por Pe. Júnior Vasconcelos. Abaixo, o padre conta resumidamente o que será abordado no final de semana e faz o convite a todos os diocesanos. Confira:

“A literatura Apocalíptica, do Antigo e do Novo Testamento, nos surpreende a todos. Seus signos, símbolos, números, imagens distorcidas, nomes e títulos exigem do leitor real (de hoje) esforço e competência a fim de adentrar no ‘mundo do texto’, vestindo as vestes do leitor ideal, daquele ao qual tais textos foram pensados, escritos e enviados. Do livro de Daniel (Dn), passando rapidamente por Ezequiel (Ez), até chegar ao Livro do Apocalipse de João (Ap), vamos percorrer as narrativas e as teologias que perpassam tais relatos revelacionais. Diga-se de passagem o termo grego apokalypsis significa ‘retirar o véu’, ‘desvelar’.

Nosso curso sobre o Apocalipse, na Escola São Marcos, de Teologia para Leigos e Leigas da Diocese de Uberlândia, estará dividido em três momentos. Primeiro, na tarde de sábado, vamos estudar a Literatura Apocalíptica, sua origem, seus pressupostos, suas incursões, sua teologia, a sua forma literária e os principais relatos: Livros de Daniel e Ezequiel. No segundo momento, sábado ainda, veremos a relação entre a Literatura Apocalíptica do Antigo Testamento, o Profetismo de Israel e do Novo Testamento, sobretudo em relação aos relatos de Mc 13 e Mt 24-25. Por fim, no terceiro momento, no domingo pela manhã, vamos trabalhar as bases teológicas do Apocalipse de São João e selecionaremos os principais relatos deste Livro, sobremaneira as sete cartas às sete Igrejas do Apocalipse, o relato da Mulher e o Dragão, as batalhas entre o Bem e o Mal e o Novo Céu e a Nova Terra, a realidade restaurada pelo Cordeiro de Deus, imagem perfeita da Salvação, do Cristo que derrama seu sangue silenciosamente para remissão dos pecados do Mundo.

Deste modo, convidamos a todos os alunos e alunas da Escola São Marcos a mergulharem no ‘oceano’ literário do Apocalipse de João e em sua refinada teologia, a fim de resgatarmos juntos, como leitores e leitoras, a essência desta literatura, que busca fundamentalmente reanimar a esperança de um mundo melhor, capaz de nos levar a superar a maldade, proveniente dos governos nefastos e desumanos, que não promovem a vida, mas que visam apenas os lucros, o capital acima da vida humana e faz da vida humana o que se faz com a cana no engenho, um bagaço. O Apocalipse é essencialmente um livro de esperança e visa a encorajar seus leitores (as) a não se envenenarem pelo desânimo deste mundo, consequência da maldade dos que devem servir e governar o povo, mas que, em contrapartida, se arvoram da maldade e assim menosprezam e negam a vida”.

No sábado (14), o encontro acontece das 14 às 20h e, no domingo (15), das 08 às 12h no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores (rua Coronel Severiano, 191, bairro Fundinho). Levar bíblia e material para anotação.
Investimento: R$50,00.
Para mais informações: (34) 3222-9097 – Coordenação Diocesana de Pastoral

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!