Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação Formações

Escola de Teologia Pastoral São Marcos realizará módulo sobre Campanha da Fraternidade e Patrística

A Escola de Teologia Pastoral São Marcos da Diocese de Uberlândia retornará as atividades de 2020 com o módulo sobre a Campanha da Fraternidade e Patrística. Assessorado pelo bispo diocesano Dom Paulo Francisco e Magda Melo, coordenadora da Escola de Teologia, o módulo será realizado nos dias 08 e 09 de fevereiro.

Segundo Dom Paulo,

“A Patrística é o estudo dos primeiros escritores cristãos. Muitos deles são Santos, por isso chamamos de Santos Padres, como por exemplo: Agostinho, Santo Ambrósio, Irineu de Leão. Vamos falar sobre os Padres, Santos Padres e grandes escritores do início do Cristianismo; homens inteligentes e preparados que procuravam conhecer a filosofia da época e, a partir disso, compreender e expor a fé cristã. Padres apologistas procuravam expor e defender a fé cristã dizendo que aquilo que cremos não é algo irracional, mas instrumental da razão. Vou abordar as grandes dificuldades para traduzir a fé para uma linguagem palatável, questões referentes à Trindade e como conciliar Unidade e Trindade e também questões Cristológicas.” 

A Campanha da Fraternidade 2020 tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Para Magda Melo:

“A missão do discípulo missionário de Jesus Cristo é revelar ao mundo o rosto da misericórdia. Quem ama não julga, não acusa, não divide. Quem ama cuida, acolhe e integra. Quem ama dialoga, suporta e se compadece. A mesma ternura necessária na relação dos cristãos com as pessoas deve existir deles também para com a natureza. A ecologia integral insere o ser humano na natureza e esta no mundo social dos humanos. Este é o grande desafio da humanidade: ser mais solidários como irmãos e irmãs onde todos, fraternalmente, assumem a responsabilidade compartilhada pela Casa Comum. Temos que ter consciência que a vida é essencialmente samaritana: traz no seu sentido mais radical o cuidado pelo outro. Agir como bom samaritano supõe um novo aprendizado obtido pela conversão provocada por Jesus e sua Boa Nova. Só em e por Jesus Cristo aprendemos a cuidar e sermos cuidados.”

No sábado (08), o encontro acontece das 14 às 20h e, no domingo, das 08 às 12h no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores (rua Coronel Severiano, 191, bairro Fundinho).
Investimento: R$50,00.
Para mais informações: (34) 3222-9097 – Coordenação Diocesana de Pastoral

Participe!

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!