Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

Escola de Teologia São Marcos promove módulo sobre Cristologia em tempos de Pandemia

Nos proximos dias 18 e 19 de setembro, a Escola de Teologia São Marcos promoverá um módulo sobre Cristologia em tempos de Pandemia.

Quando a cruz foi plantada no vazio do cosmos, o Cristo salvou a humanidade inteira, mas também a criou; sua salvação abraçando o passado e o futuro foi um instante de silêncio profundo, silêncio entre Deus Pai e Deus Filho, silêncio do Pai diante da morte do próprio Filho.  Entre eles, uma conspiração silenciosa: a do Espírito que os une e diferencia. Depois veio a palavra final: “está consumado” (Jo 19, 30) e a expiração como entrega do espírito (Jo 19,30).  Então tudo foi silêncio. Silêncio de onde tudo (re)nasce.

O objetivo desse pequeno curso é mostrar como a cruz atinge o seio da Trindade, mostrar as escolhas que levaram Jesus para cruz, falar da cruz como início do que se pode chamar de cristologia, mostrar os riscos de uma cristologia que não seja a do crucificado e falar da cruz como acontecimento definitivo e atual. Uma cristologia na pandemia, é o que se pretende.

O curso continua de forma remota na plataforma zoom, tem duração de (02) dois anos, sendo (20) vinte módulos com 10h cada, distribuídos em (10) dez meses anuais, com encontros marcados conforme cronograma, iniciando no sábado das 14h às 18h e no domingo das 8 às 12h. O valor mensal do curso é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Estamos lhe esperando, venha fazer parte da Escola de Teologia Pastoral São Marcos da Diocese de Uberlândia.
Contato e inscrição pelo telefone 34 99803-0462 – Magda Melo.

Mediador: Pe. Eduardo César Rodrigues Calil
Padre Eduardo César é pároco da Paróquia Santo Antônio. É Assessor Eclesiástico da Juventude na Diocese. É formado em Filosofia pela Faculdade Católica de Uberlândia, em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas, em Belo Horizonte, com extensão em Grego do Novo Testamento. É também graduado em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia e atua como psicólogo clínico a partir da Psicanálise.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!