Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

Escola de Teologia São Marcos promoverá módulo sobre Teologia Fundamental

Nos próximos dias 17 e 18, a Escola de Teologia Pastoral São Marcos promoverá mais um módulo do curso. Neste módulo, a disciplina ofertada tem como tema “Teologia Fundamental” e será assessorada pelo padre Guilherme Stort. No sábado, a aula será das 14h às 18h, e no domingo, das 8h às 12h.

Para participar, é necessário fazer o investimento da mensalidade no valor de R$50,00. O curso, composto por 20 módulos, é voltado para agentes de pastorais e para os diocesanos que tenham interesse em adquirir novos conhecimentos e colaborar com as comunidades a que pertencem.

Abaixo, o Pe. Guilherme fala sobre a  importância de estudar Teologia e apresenta um pouco do que será tratado no final de semana. Confira:

“A vida humana é a possibilidade que temos que nos humanizar e nos relacionar uns com os outros e com Deus o criador de todas as coisas. A cada dia nos deslumbramos com uma realidade até então, não conhecida por nós. Parece que diante dos nossos olhos se abre o novo horizonte que nos permite fazer diversas experiências que contribuem com o crescimento humano. Uma dessas experiências é o estudo da Teologia.

Estudar Teologia é mais que fazer numa reflexão cientifica sobre Deus. Fazer Teologia é refletir sobre a manifestação de Deus no mundo. Fazer Teologia é encontrar com Deus e deixar ser inebriado pelo seu mistério de amor-doação. De maneira pedagógica, na Teologia, há vários tratados que estão interligados sistematicamente que permitem mergulhar conhecer Deus, um deles é a Teologia Fundamental.

A Teologia Fundamental é um dos tratados teológicos mais importante, porque reflete sobre a Revelação de Deus na pessoa do seu Filho Jesus. Jesus, o Verbo Encarnado, revela por meio de gestos, atitudes e palavras quem é Deus. Desse modo, o ministério público de Jesus foi exatamente a maneira pelo qual foi revelado às pessoas o oculto de Deus. Essa revelação consiste em salvar o homem na totalidade do seu ser.

Enfim, estudar Teologia Fundamental é fazer a experiência do encontro entre Deus e o homem”.

Pe. Guilherme Miranda Stort é graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Uberlândia, bacharel em Teologia pela FAJE- Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte- MG; pós-graduado em Ciências da Religião com ênfase em Ensino Religioso pela Faculdade Católica de Uberlândia; mestrando em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro extensão Goiânia. Foi Vigário na Paróquia Bom Jesus e Pároco na Paróquia Sagrada Família em Uberlândia; Vigário Forâneo na Forania São Mateus. Foi reitor do Seminário Propedêutico da Diocese, Membro do Conselho de Formadores, Animador Vocacional Diocesano e da Província Eclesiástica de Uberaba. Atualmente, é Pároco na Paróquia Santa Rita de Cássia em Uberlândia e professor auxiliar de Teologia Sistemática na PUC-Minas/Uberlândia.

Informações e inscrições: [email protected]/(34) 3235-0144

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!