Diocese de Uberlândia Em Destaque

Feliz Aniversário, dom Paulo!

Reverendíssimo Dom Paulo Francisco Machado,

Bispo diocesano de Uberlândia-MG,

«Eu sou o Bom Pastor, conheço as minhas ovelhas
e as minhas ovelhas me conhecem…» (
Jo 10, 14).

dom paulo

Há 61 anos, Deus o chamava à existência concedendo-lhe o dom da vida em 13 de Outubro de 1952. E como a vida de um pastor se “confunde” com a do seu ministério, há 05 anos, em 02 de Fevereiro de 2008, o Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó e de Jesus Cristo, o constituiu Pastor da Porção do Povo de Deus presente na Igreja Particular de Uberlândia-MG.

Por isso, nossos votos neste dia se estendem ao seu episcopado. Que em seu ministério apostólico não lhe falte o exemplo, a intrepidez e o desassombro dos Santos Padres que mesmo em meio aos sofrimentos do anúncio e do testemunho do Evangelho se deixaram “triturar e moer como trigo, a fim de se transformarem no pão místico de Cristo” (Santo Inácio de Antioquia). E por que todos batizados em uma mesma fé e num mesmo e único Senhor, vivamos aquela fraternidade apregoada por Santo Agostinho: “aterroriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou bispo; convosco, sou cristão. Aquele é nome do ofício recebido; este, da graça; aquele, do perigo; este, da salvação”.

E, na esteira do Concílio Vaticano II, o magistério da Igreja afirma:

“Para que o Evangelho se conservasse sempre íntegro e vivo na Igreja, os Apóstolos deixaram como seus sucessores os Bispos, confiando-lhes a sua própria missão de magistério. Por isso, os Bispos são chamados a guardar e a transmitir a Sagrada Escritura e a promover a Traditio, ou seja, o anúncio de geração em geração do único Evangelho e da única Fé, na total fidelidade ao ensinamento dos Apóstolos, ao mesmo tempo que a iluminar com a luz do Evangelho os novos problemas que as mudanças das situações históricas da humanidade continuamente apresentam (mudanças em problemas culturais, sociais, econômicos, científicos e tecnológicos, etc.). Os Bispos, além do mais, têm a missão de santificar e de guiar o Povo de Deus « cum et sub Petro », em continuidade com a obra realizada pelos Bispos, seus predecessores, e com dinamismo missionário” (APOSTOLORUM SUCCESSORES).

Desejamos, portanto, com sinceridade, que Deus o mantenha a são e a salvo à frente do seu pastoreio, preservando-lhe os passos e iluminando o seu caminho. Nossas preces se unem às dos seus familiares e amigos, suplicando ao Bom Deus de Jesus Cristo que lhe conceda sempre mais a sabedoria e a espiritualidade dos grandes mestres e padres da Santa Igreja.

Que o Senhor o abençoe e o guarde; Que o Senhor faça resplandecer sobre você o Seu rosto; Que o Senhor lhe dê a paz.

Em nome de Toda Diocese

FELIZ ANIVERSÁRIO E MUITOS ANOS DE VIDA!

 Centro de Comunicação Diocesano (CCD)

______________________________________________

Biografia de dom Paulo Francisco Machado

[box type=”note”]

Natural de Magé, Rio de Janeiro, Dom Paulo Francisco Machado nasceu em 13 de outubro de 1952. Com 10 anos, entrou para o Seminário Diocesano de Petrópolis para cursar o Pré-Admissão ao Ginásio. Ordenado em 1977, o bispo traz em seu currículo de vida religiosa a experiência de trabalhos pastorais em seis paróquias: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santo Aleixo – Magé RJ (1978), Paróquia de Nossa Senhora da Dores – Areal RJ (1978-1984), Paróquia de São Pedro de Alcântara – Petróplis RJ (1986-2000), Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Petrópolis RJ (2000-2002), Paróquia de São José do Itamarati – Petrópolis RJ (2003) e Paróquia de Nossa Senhora do Amor Divino – Petrópolis RJ (2003-2004).

Dom Paulo é licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis e cursou Teologia no Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro. Foi professor de Filosofia e Teologia Dogmática no Seminário da Diocese de Petrópolis, professor de Teologia na Universidade Católica de Petrópolis e na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil.

Atuou também como vice-diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Petrópolis – RJ e reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino – Petrópolis (1998-2004). Também foi membro do Conselho Presbiteral (1993-2004) e do Conselho Instituidor da Fundação Dom Cintra (1998-2004). Sua vida pastoral é marcada por três pilares: a formação de futuros sacerdotes, o ensino de cultura religiosa e o cuidado com o serviço paroquial. Dom Paulo é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma.

Foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Juiz de Fora pelo Papa João Paulo II no dia 12 de maio de 2004. Sua ordenação episcopal foi realizada na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, no dia 25 de julho de 2004. Em 02 de janeiro de 2008, o Papa Bento XVI nomeou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Juiz de Fora – Dom Paulo Francisco Machado, como o novo bispo da Diocese de Uberlândia – MG.

[/box]

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!