A Igreja no Brasil e no Mundo

"Gentileza deve impressionar mais do que o uniforme multicor", afirma Francisco à guarda suiça

1_0_796517Cidade do Vaticano (RV) – No final da manhã desta segunda-feira, o Papa Francisco recebeu em audiência, na Sala Clementina, os Guardas Suíços, por ocasião do juramento dos novos recrutas.

Em seu discurso, o Pontífice destacou que prestar serviço na Guarda Suíça Pontifícia significa viver uma experiência que une o tempo e o espaço de modo especial, pois Roma é rica de história e de turistas de todo o mundo que vêm aqui justamente para apreciar a cultura e tradição desta cidade. “Neste movimento de história e de histórias pessoais, há também cada um de vocês. Com este serviço peculiar, vocês são sempre chamados a dar um testemunho cristão sereno e alegre aos que vêm ao Vaticano para visitar a Basílica de S. Pedro e para encontrar o Papa. Vivam intensamente suas jornadas! Sejam generosos na caridade com as pessoas que encontrarem.”

Francisco recordou ainda que, este ano, o famoso uniforme multicor da Guarda completa cem anos. Todavia, acrescentou, atrás de cada uniforme há uma pessoa concreta: com uma família e uma terra de proveniência. Os trajes da Guarda atraem a atenção das pessoas, mas – advertiu o Papa – não é o uniforme, mas a pessoa que o veste que deve impressionar por sua gentileza, seu espírito de acolhimento e a atitude de caridade para com os outros. Essa mesma cordialidade deve existir entre os companheiros de trabalho, com os quais compartilhar os momentos de tristeza e alegria, evitando que haja desprezo, marginalização ou racismo.

O Pontífice se despediu dizendo que todos os dias acompanha a dedicação e o empenho dos Guardas Suíços, agradecendo-lhes pelo trabalho.

A audiência de Francisco com os novos recrutas foi realizada um dia antes do juramento, que tradicionalmente é feito em 6 de maio – dia em que se comemore o Saque de Roma e o ato dos membros da Guarda Suíça que, em 1527, ofereceram a própria vida em defesa da Igreja e do Papa.

Fonte: news.va

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!