Diocese de Uberlândia Em Destaque

Gincana Bíblica encerra o mês da Bíblia

No encerramento do mês da Bíblia, a Paróquia São Mateus, no bairro Finotti, em Uberlândia-MG, realizou neste sábado (28) a segunda Gincana Bíblica, preparada e conduzida pela Pastoral Catequética da Paróquia, com início às 14h no salão da Comunidade Santo Antônio e conclui-se às 18h com uma Celebração Eucarística na Comunidade local.  A Gincana Bíblica contou com a participação de um grande número de catequisandos de todas as etapas evangelizadoras das três comunidades: São Mateus, São Geraldo e Santo Antônio. Além dos jovens, os pais foram igualmente incentivados a participarem. Para cada pai ou mãe participante, o grupo em que seu (s) estivesse (m) ganhava três pontos.

188

Segundo os organizadores, “a Gincana é de fundamental importância para todos os jovens que participam dos módulos [de catequese] e do grupo de jovens [DDD: dom de Deus], já que busca levar a essas pessoas um maior conhecimento a respeito da bíblia no mês dedicado a ela”, informaram.

Na abertura da Gincana Bíblica, os jovens, que foram divididos em três grupos, brincaram de perguntas e respostas acerca do Evangelho que está sendo proclamado nas liturgias dominicais deste Ano C, o Evangelho de São Lucas. As perguntas foram elaboradas com grau de dificuldade crescente, uma vez que o Evangelho foi dividido em três partes: do capítulo 1-8; do 9-16 e do 17-24.

No intervalo, às 16hs, o pároco, Pe. João Carlos de Araújo, juntamente com uma equipe de catequistas e agentes de pastorais, prepararam um lanche para os participantes da Gincana. Houve cachorro-quente, pipoca, refrigerantes, bolos, pães de queijo e outros.

153

Na volta do intervalo, os jovens ainda brincaram de karaokê de músicas religiosas, também com grau de dificuldade crescente. As opções de músicas iam das mais conhecidas e cantadas nas liturgias e encontros de catequese até aquelas de cantores desconhecidos para o grande público. Um dos momentos mais cômicos da Gincana foi a brincadeira de mímica. As encenações provocaram muitas gargalhadas nos participantes. Como última prova da Gincana Bíblica, coube a cada grupo produzir e cantar uma paródia com temática missionária.

138

O grupo mais animado e com vitória invicta na primeira parte da Gincana foi o grupo 1. O grupo 3, por sua vez, apesar de ágil e com vários gritos de guerra, reclamou muito durante a Gincana e perdeu pontos por vaiar os grupos “adversários”. O grupo 2, apesar da pouca agitação e um tanto apático, foi o grupo vencedor, graças à enorme quantidade de arrecadações que levou; roupas, brinquedos, agasalhos que serão depois distribuídos para entidades e pessoas mais necessitadas.

Segundo os organizadores, “no ano que vem tem mais; e será ainda melhor”, garantiram. É esperar pra ver.

085

Confira as fotos da Gincana Bíblica em nossa Fanpage: www.facebook.com/elodafe

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!