A Igreja no Brasil e no Mundo Destaque

Inspirações da Laudato Si para a definição do voto

Nas eleições municipais de 2020, assuma o compromisso de votar em candidatos que assumem os ensinamentos do Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’, e apresentam uma agenda comprometida com a justiça socioambiental em seu município.

Este ano, vamos eleger prefeitos e vereadores. Na Encíclica Laudato Si’, ao falar em política e em compromisso social, o Papa Francisco afirma que “O amor, cheio de pequenos gestos de cuidado mútuo, é também civil e político, manifestando-se em todas as ações que procuram construir um mundo melhor”. Esse amor, segundo ele, não se exprime só nas relações entre os indivíduos mas, como disse Bento XVI, nas “macrorrelações como relacionamentos sociais, econômicos, políticos” (LS 231).

Votar de acordo com os ensinamentos da Laudato Si’ nos leva a “ouvir o grito da terra e o grito dos pobres” (LS 49). Na perspectiva da Ecologia Integral, de que tudo está interligado, a defesa do bem comum (LS 156) e o compromisso com a justiça socioambiental devem ser os princípios que guiam a gestão municipal.

Até o dia das eleições, 15 de novembro, o ELODAFE trará diretamente do site Vote Laudato Si, os pontos que os eleitores devem considerar na escolha do candidato, ou seja, assumir o compromisso de votar em quem garanta a justiça socioambiental.

Analise se as candidaturas e seus partidos asseguram:

Participação popular (Laudato Si’ 150, 183):

Fortaleça as instâncias colegiadas de formulação, implementação e controle das Política Públicas, tais como Conselhos e Conferências (Saúde, Educação, Segurança Pública, Agricultura Familiar) e assegure o processo de Orçamento Participativo.

Via Vote Laudato Si

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!