Diocese de Uberlândia Em Destaque

Intercâmbio e convivência entre seminaristas da província eclesiástica

Ocorreu nos dias 08 e 09 de julho no Oásis – casa de retiros – o primeiro encontro de convivência e intercâmbio para os seminaristas da Província Eclesiástica: Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba e Patos de Minas.

O encontro foi assessorado pelo Pe. Antônio Carlos Basílio da Diocese de Oliveira-MG, responsável pela dimensão humano-afetiva do seminário diocesano de Nossa Senhora de Oliveira. Estiveram presentes grande número de seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia, bem como dos reitores dos respectivos seminários menores e maiores, além do bispo de Uberlândia, d. Paulo Francisco Machado e do arcebispo de Uberaba, d. Paulo Mendes Peixoto.

Segundo o assessor do encontro, Pe. Antônio Carlos, psicanalista e residente em Belo Horizonte-MG há 10 anos a serviço de sua diocese, “o encontro começou pela dimensão humano-afetiva, base de todas as outras formações. […] Como fruto deste nosso encontro, que cada formando e formador, bem como os bispos, ao voltarem para suas comunidades, possam verificar o que podem fazer de mais concreto nas suas realidades para que a dimensão humano-afetiva tenha uma prioridade em nossa formação”.

Como mensagem ao Centro de Comunicação Diocesano (CCD), Pe. Antônio Carlos ressaltou que “gostaria de dizer o que Freud disse: ‘a gente não pode levar o outro aonde nós não fomos’ e é o que Jesus Cristo disse: ‘um cego não pode guiar outro cego’. Não temos quer ser perfeitos; nunca vamos ser, nós não teremos nossa vida resolvida. Mas, que possamos continuar buscando a resolução de nós mesmos. Porque o Ser Humano tem cura e começa por mim, à medida que eu me torno melhor eu vou fazer com que as pessoas se tornem melhores”, finalizou.

Os seminaristas, por sua vez, expressaram a satisfação e a alegria da convivência e do pioneirismo do evento: “Eu vejo como um sinal muito positivo essa nossa comunicação partindo do princípio de que antes os nossos seminários não se conheciam e isso pode gerar uma série de confusões […] A nossa região é muito comum e a igreja é uma só. É com muita alegria que nós nos encontramos para trocar experiências, discutir nossa formação, para nos conhecermos melhor […] a fim de formarmos uma igreja bonita, fiel que vai ao encontro dos seus irmãos” Iran Alves Martins Junior (23), diocese de Patos de Minas, do curso de Teologia.

“Eu vejo que este encontro proporciona momentos para interagir com outros seminaristas da nossa província, mostrando a unidade da igreja, formação como algo importante para o crescimento da nossa igreja, principalmente na nossa região onde há uma certa semelhança de culturas e de tradição […] E assim nós possamos caminhar em nossa formação sendo mais irmãos uns com os outros, amando o nosso irmão, e assim possamos chegar juntos ao mesmo itinerário que é a caminhada rumo ao ministério sacerdotal”. Douglas da Costa Nunes (22), diocese de Uberlândia, do curso de Filosofia.

“Estar neste encontro, enquanto província, é muito enriquecedor para nós da diocese de Ituiutaba, tendo em vista que nós moramos numa casa mais distante, na arquidiocese de Ribeirão Preto, e ter este contato com as outras dioceses da nossa província para uma troca de experiências […] para melhor evangelizar as pessoas. Esta sendo muito valoroso, enriquecedor e de um crescimento muito grande enquanto província […] promovendo uma unidade e uma fraternidade entre nós”. Adalberto (23), diocese de Ituiutaba do curso de Teologia.

“Para nós seminaristas é uma grande alegria estarmos reunidos […] É um momento único, o primeiro dos nossos encontros enquanto província. Temos podido vivenciar a unidade e este momento tem sido de grande valia para a dimensão humano-afetiva que é o tema principal focado e vivenciado por nós. O padre é um vocacionado que antes de tudo tem que ser uma boa pessoa, uma pessoa feliz, uma pessoa que se conhece, que se ama em primeiro lugar”. Gustavo, da arquidiocese de Uberaba do curso de Teologia.

1044057_602040733150089_708128738_n

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!