Diocese de Uberlândia Em Destaque

Irmã Maria Elizabete é a nova abadessa do Mosteiro Monte Alverne

O Mosteiro Monte Alverne, das irmãs clarissas, em Uberlândia, tem agora como madre, Irmã Maria Elizabete. Ela assume o cargo antes ocupado por Irmã Consolação, que este à frente das atividades da comunidade religiosa por quatro triênios – doze anos –, período máximo que uma clarissa pode permanecer como abadessa. O triênio é o tempo válido para uma eleição, sendo que pode ser estendido até completar o quarto triênio, como no caso da Irmã Consolação.

unnamed

A primeira benção de Santa Clara proferida aos fiéis leigos que frequentam o mosteiro foi realizada na missa deste domingo, o terceiro domingo da Páscoa, presidida por Padre Baltazar Rogério.

Irmã Maria Elizabete ingressou na ordem das clarissas no ano de 1994 e está no Mosteiro Monte Alverne, em Uberlândia, há seis anos. Irmã Consolação, por sua vez, ingressou na ordem em 1973 e é uma das fundadoras do Mosteiro Monte Alverne. O mosteiro foi fundado oficialmente em 29 de julho de 1985. Das irmãs que se encontram no mosteiro, permanecem desde a fundação, além da irmã Consolação, as irmãs Eucaristia e Célia. O mosteiro conta ainda com as irmãs Verônica e Clara.

As irmãs Consolação e Maria Elizabete concederam uma entrevista ao ELODAFE, relatando um pouco sobre as suas experiências na ordem, bem como, o ser clarissa. Ambas destacaram que o ser clarissa consiste, sobretudo, no serviço. A seguir alguns trechos da entrevista:

“Ser clarissa é dar testemunho, então, o principal para nós é dar o testemunho de que vale a pena, Deus. Deixar todas as coisas pra viver para Ele. Então, nesse mundo que está tão secularizado, em que todos dão tanta importância para as coisas, para o ter, para o poder, nosso testemunho é exatamente esse; essas coisas são secundárias. O essencial é Deus, é a vida em Deus, é a vida eterna, é o que é permanente. É permanecer sempre. Então, está bem próximo do Evangelho, não é? E que Jesus fala: ‘vocês estão atrás de que’? […] Porque Ele é a pessoa, Ele estava mostrando que Ele é Deus, mostrando que Ele era o messias e eles não reconheciam isso. Então, nossa função é essa, como discípulas e missionárias de Cristo, é fazer este mesmo papel: ‘olha aí gente, os sinais são esses, não fiquem atrás de coisas ilusórias’. Essencialmente é essa a vocação da Clarissa. Só que este testemunho tem que ser dado na fraternidade, quer dizer, em comunhão com as irmãs como se fossemos uma família. Então, esse testemunho vai pra fora. As pessoas devem perceber em nós essa unidade, esse ser cristãos, irmãos uns dos outros, ser uma família. O testemunho deste Cristo que vale a pena deixar tudo: a vida de oração. O essencial da nossa vida é a vida de oração. O que nós fazemos? Trazemos tudo que é do mundo, tudo que está no mundo, todas as aflições, as dificuldades e levamos pra Jesus. É uma oração de intercessão, mas é uma oração assim de apresentação, assim: ‘Senhor, estamos aqui, não somos nada, dependemos do Senhor. Nós e o mundo’”, destacou a nova madre, irmã Maria Elizabete.

unnamed (3)

Irmã Consolação também relatou um pouco de sua experiência de fé sob o carisma clariano, destacando aspecto do serviço exercido pela madre:

“É, o serviço de madre é um serviço a mais, por que todas estão empenhadas com esse compromisso do serviço. Pra nós isso é muito importante, porque nossa mãe Santa Clara se coloca como serva de Jesus. E como madre ela se coloca como serva das servas de Jesus. Então, é um compromisso empenhado no serviço. E como, pra simbolizar, pra demonstrar é o lava pés. É o lava pés todo dia. É o lava pés com a bacia d’água e a toalha todos os dias. Este é o símbolo, é a demonstração mais correta, mais perto de nosso serviço. A simplicidade do não ter mesmo. Estar sempre aberta. É o ideal, embora tenhamos as nossas limitações e às vezes a gente não chega lá. Mas vamos perseguindo o ideal”.

Em outro trecho da entrevista, irmã Consolação destacou que a madre “representa a pessoa física, quando precisa representar em público. Mas na casa ela é como a mãe. A mãe que dirige, que puxa as orações, que vê as necessidades mais urgentes. Tem a ajuda das irmãs também, mas ela é a primeira da fila. […] Quanto mais ela for mães, mais as outras serão filhas. […] É a família, não é? Quanto mais o pai e a mãe estão presentes, mais os filhos se unem”.

Ela chamou a atenção também, para o fato de que São Francisco e Santa Clara escolheram a vida de família, uma vida marcada pela fraternidade, mas que tem como sinete a família – distinguindo-se neste aspectos de outras ordens religiosas. Diante disso, relatou que surgem também dificuldades, uma vez que têm todas, formações distintas, trazem bagagens também distintas, que, todavia, se esvaem diante do objetivo e da luta diária pela fraternidade.

Ao final da entrevista, Madre Maria Elizabete pediu que toda a diocese esteja em oração por este novo período que o mosteiro inicia – o triênio de sua eleição. E destacou, “orações para que a gente esteja abertas a fazermos a vontade de Deus, porque continua o mesmo carisma, o mesmo jeito, eu já estou aqui a seis anos, já aprendi o jeito das irmãs. Mas a personalidade de cada uma tem uma influência em tudo isso, os dedos das mãos não são iguais. Então, pedimos oração para que saibamos trabalhar isso umas com as outras e saibamos trabalhar isso também com o público, pra entender o que significa uma mudança de governo. Significa só seguir Jesus, mais nada. O essencial fica, não muda isso, muda nosso relacionamento de pessoa, personalidade. Mas o fundamento, nosso carisma, o essencial que é o discipulado de Jesus, esse permanece exatamente o mesmo. Acho que isso é importante ficar marcado porque não quebra uma continuidade, é uma coisa que é eterna desde 800 anos e vai continuar”.

unnamed (1)

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Mosteiro Monte Alverne, o carisma clariano e os trabalhos realizados pelas irmãs é só acessar: www.mosteiromontealverne.com.br

____________

Por, Leandro Oliveira

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!