Vocacional

Irmãs de Notre Dame se preparam para o Sínodo para a Amazônia

Natural de Feijó, no Acre, Irmã Nonata de Aguiar Bezerra está em Roma há mais de três anos. Ela é responsável pela Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Congregação “Irmãs de Notre Dame”. É também membro do Conselho Geral da Congregação. Em entrevista à Radio Vaticano – Vatican News ela falou do trabalho que realizam e da prepração para o Sínodo dos Bispos para a Amazônia.

A congregação à qual pertence foi fundada em 1850, em Coesfeld, na Alemanha, e se dedica à educação dos mais pobres, com ênfase na catequese para ajudar as pessoas a crescer na fé. Em Roma, a Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Congregação, a JPIC, está ligada à Comissão de Justiça e Paz do Vaticano e à União Internacional das Superioras Gerais, UISG.

“Nós temos grupos organizados, nos reunimos mensalmente, estudamos, trabalhamos, elaboramos material de formação, oferecemos workshops nesses temas, tentamos contribuir com a questão da educação e tentamos ajudar também as nossas Congregações a lidar com todos esses conflitos. A questão do tráfico humano, dos migrantes, dos refugiados, do cuidado com a natureza. Então, estamos bem ativas nas atividades que acontecem aqui em Roma, como também nos outros países das Congregações que estão envolvidas nessas Comissões de Justiça e Paz. É um trabalho bastante amplo”, explica.

Carisma
Uma profunda experiência da bondade de Deus e do seu amor providente, continua a ser enriquecido pela fidelidade criativa de cada Irmã de Notre Dame. A missão inicial da Congregação é a educação dos jovens e a formação de professores de religião. As regras e espiritualidade são de inspiração inaciana. A comunidade está presente em dezoito países. No Brasil, está organizada em duas províncias, ambas no Rio Grande do Sul. O trabalho é realizado em escolas, hospitais e pastorais.

“Nós trabalhamos muito na questão da educação. Acreditamos que pela educação nós conseguimos transformar o mundo para melhor”, afirma.

Trabalho conjunto
A congregação atua em parceria com a Unanima International, uma organização não governamental que trabalha em favor das mulheres e crianças, de imigrantes e refugiados e questões ligadas ao meio ambiente.

“Nós trabalhamos junto com essa ONG, em unidade com a ONU e com outras Congregações também, para trabalharmos melhor em rede e em parceria justamente para a gente trabalhar todas essas questões da Jutiça, Paz e Integridade da Criação e nos unirmos”, diz.

Preparação para o Sínodo
Integrante da Rede Eclesial Pan-Amazônica, a Repam, Irmã Nonata diz que a questão ambiental e o Sínodo dos Bispos para a Amazônia são uma preocupação da Congregação.

“Estamos muito preocupadas com essa questão da preservação da natureza, salvar o planeta, o cuidado com a natureza. Então, essa questão da Amazônia é uma questão que não é só do Brasil, é internacional e nós estamos muito conectadas. Temos Irmãs na região amazônica e temos parcerias com outras Congregações na região amazônica também. Acredito que o momento agora é de estudar, refletir, a partir do documento em preparação para o Sínodo, com os grupos que estão organizados. A partir do estudo, encontrar meios de atualizar e realizar ações concretas e de como podemos, diretamente ou indiretamente, participar do Sínodo através dos grupos que são representantes”, finaliza.

Por Elisa Ventura
Cidade do Vaticano
Via Vatican News

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!