Ocorreu na noite de sexta-feira, 17, na Paróquia Bom Jesus localizada na Av. Marciano de Ávila, nº 422 no Bairro Bom Jesus em Uberlândia a celebração litúrgica que comemorou os 50 anos de caminhada no Brasil das Irmãs de São José de Rochester. Na ocasião, celebrou-se a missa motiva em memória de São José.
As Irmãs de São José de Rochester vieram da parte oeste do Estado de Nova York, rumo ao Brasil, atendendo ao apelo do então Papa João XXIII que exortava o envio de missionários e missionárias à América Latina. No início, vieram 5 religiosas. Hoje somam 10 irmãs que atuam em Minas Gerais e Goiás no atendimento a pequenas comunidades.
Em Uberlândia, a celebração foi presidida por Dom Paulo Francisco, bispo diocesano, e concelebrada por 8 presbíteros que se fizeram presentes.
Em sua homilia, Dom Paulo acolheu as consagradas com muita alegria e satisfação ao louvá-las por toda dedicação à missão que cumprem na diocese: “As irmãs devem perceber na vida de São José uma série de atitudes e valores que incendeiam a vida de religiosas. Irei citar dois desses valores. Primeiro José era o homem do silêncio, homem de oração. A oração é o selo do Espírito Santo e o silêncio é condição para que ela aconteça. Em segundo a simplicidade. Descendente de Davi, mas que vive no meio do povo, vive na simplicidade, é trabalhador. O pai adotivo do nosso Senhor era um trabalhador”, afirmou.
No ofertório, fez-se memória de todas as comunidades e trabalhos realizados na Diocese de Uberlândia, por onde passaram as Irmãs de São José. Foram confeccionadas pequenas flores amarelas que traziam o nome de cada uma e colocadas em uma árvore seca fixada ao lado da pia batismal, lembrando o compromisso missionário que recebemos através do batismo.
Ao final, foram apresentadas as comunidades, grupos de orações e assentamentos atendidos pelas Irmãs que fizeram a novena que trazia a reflexão sobre a história da congregação. Os representantes trouxeram cartazes onde estavam os nomes de cada uma das comunidades atendidas.
Após o término da celebração, as Irmãs de São José acolheram todos os fiéis presentes com uma confraternização no salão paroquial onde receberam os comprimentos de todos e votos de muita saúde e perseverança para continuarem na missão.
Adicionar comentário