Ter a oportunidade de vivenciar e participar ativamente da IX Assembleia de Pastoral -Avaliativa e Propositiva (2015 -2019), da Diocese de Uberlândia, faz-nos refletir sobre os avanços e desafios que temos pela frente.
Ao longo dos últimos quatro anos, nós pudemos acompanhar de perto a abertura da Escola da Fé em várias Paróquias, a Escola de Formação Catequética preparando e orientando os catequistas, a Pastoral Familiar formando seus agentes, o Elo da Fé fazendo ecoar as informações diocesanas utilizando as diversas mídias disponíveis, Leigos e Leigas concluindo Bacharelado em Teologia e se especializando nas várias áreas eclesiásticas, muito tem sido realizado, mas precisamos caminhar mais com coragem ousadia e criatividade.
A Coordenação Diocesana de Pastoral, liderada por Pe. Itamar de Almeida Machado não mediu esforços em busca de fazer com que houvesse um verdadeiro comprometimento e consciência de que só de mãos dadas encontraremos os rumos. As sementinhas foram espalhadas e os frutos só serão colhidos com o envolvimento e o sentimento de pertença de todos; a vivência em comunidade nos possibilita compreender o quanto ela é necessária e nos ajuda a perceber e a discernir se nossa experiência de fé é realmente autêntica. Isso é ser igreja!
Dos pontos fortes da Assembleia, fruto da maturidade e responsabilidade solidária, ressaltamos algumas definições: a criação de mecanismos para que leigos e clero possam efetivar, acompanhar e concretizar os Conselhos Pastoral e Econômico; a possibilidade de se conhecer e aprofundar sobre a viabilidade da implantação de um Conselho de Leigos Diocesano, com representantes de todas as Foranias; o cuidado com a formação qualificada e sistemática, através de um Projeto Pedagógico Diocesano de Pastoral (Escola da Fé; Escola de Formação Catequética e Núcleo de Formação e Espiritualidade/ INAPAF (Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar) para agentes de Pastorais e Movimentos, e a criação de diaconias nas regiões que carecem de assistência da Igreja, sob a responsabilidade de Diáconos, Padres Casados, Consagradas e Consagrados, Seminaristas, Leigas e Leigos.
Confiamos, como Dom Paulo Francisco, que tudo será feito em espírito de autêntica caridade e que todos são convidados a peregrinar pela vida da Diocese de Uberlândia, tendo como estrela e guia o Senhor da Vida, Jesus Cristo.
Por uma Igreja sempre missionária, caminhar é preciso…
_________________________________________
Maria do Rosário Silva
Coordenadora Diocesana Pastoral Familiar
Pós-graduanda em Direito Matrimonial Canônico
Adicionar comentário