Diocese de Uberlândia Em Destaque

Jornal CORREIO veicula matéria sobre a padroeira da cidade de Uberlândia

Confira reportagem veiculada no jornal CORREIO, nesta quinta-feira (17):
_____________________

A celebração de uma missa às 7 horas da manhã dessa quarta-feira (16) marcou o início da homenagem à padroeira de Uberlândia, Nossa Senhora do Carmo, em seu dia. O evento ocorreu na paróquia dedicada a ela, que fica no bairro São Jorge, na zona sul da cidade. Ainda durante o feriado, mais duas missas estavam programadas, às 15 horas, dos enfermos e às 19h30, a solene com benção e imposição do escapulário. Neste ano a festa em louvor à padroeira começou no dia 11 e vai até 20 de julho. Após as celebrações, é realizada uma quermesse com as tradicionais barraquinhas.

6º dia (40)

 

De acordo com o padre Aldemir Martins, as festividades religiosas buscam aproximar os devotos da padroeira. “A festa visa facilitar a intercessão de Maria mãe de Jesus, porque, de forma análoga, uma criança costuma fazer pedidos à mãe que os direciona ao pai”, disse. Ele lembrou também que a quermesse é a parte social da festa e busca levantar fundos para construir a base da igreja matriz. “As missas são celebradas no salão paroquial e precisamos mobilizar os católicos para a construção da casa da padroeira da cidade”, afirmou.

Presente na missa da manhã, o comerciante Gilmar Barbosa disse que mora em Uberlândia há mais de 20 anos e participa das ações da comunidade. “Sempre fui devoto e acredito que houve uma intercessão de Nossa Senhora do Carmo, há seis anos quando colidi com uma vaca que bateu no vidro sobre o adesivo da padroeira, na BR-452, sentido Patos de Minas, estávamos em cinco no carro e ninguém se feriu.” Já a contadora Fernanda Silva dos Santos disse que quando estava desempregada foi ajudada pela padroeira e participa das festas todos os anos. “Meu sonho é ver a igreja matriz construída”, afirmou.

6º dia (49)

Paróquia Nossa Senhora do Carmo na zona sul tem 14 anos

Na zona sul de Uberlândia, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, criada canonicamente em 1º de fevereiro de 1998, conta com cinco comunidades: São Jorge, São Gabriel e Santa Ana, Santo Antônio, Santo Expedito e São Francisco e Santa Clara. Segundo o site da Prefeitura de Uberlândia, o início do culto à Nossa Senhora do Carmo na cidade data de 1846, quando os habitantes do arraial pediram ao cônego Antônio José da Silva permissão para erigirem uma capela que seria localizada entre o Rio das Velhas e o Rio Uberabinha. A primeira capela devotada ao culto de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião foi então construída em 1853. Em 1861, no lugar dessa capela foi feita uma edificação mais resistente, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião. Essa igreja foi demolida em 1943 e em seu lugar foi construída a antiga Estação Rodoviária. Desde então, o culto a Nossa Senhora do Carmo em Uberlândia seguiu em uma das quatro comunidades da Paróquia São Gaspar Bertoni até a criação da paróquia na zona sul.

_______________________

Confira a programação da festa que se estende até domingo (20)

[box type=”info”]

Festa em Louvor à Nossa Senhora do Carmo: De 11 a 20 de julho

Quinta-feira (17) – Missa às 19h30
Sexta-feira (18) – Missa Sertaneja às 19h30
Sábado (19) – Missa às 19 horas
Domingo (20) – Missa às 19 horas
Costelada à partir das 11h30

Quermesse com as tradicionais barraquinhas são realizadas todos os dias após a missa
__________________
Endereço:
Rua Ângelo Cunha, 385, bairro São Jorge, zona sul.
Tel. 3216-0744

[/box]

Fonte: jornal Correio OnLine

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!