Diocese de Uberlândia Em Destaque

Lançamento da Cartilha "Onde está o teu irmão?"

Na data em que se celebra o Dia Universal dos Direitos Humanos, nesta quarta-feira (10), Uberlândia receberá o lançamento da cartilha “Onde Está o Teu Irmão?” que propõe uma reflexão ampla sobre o tráfico nacional e internacional de pessoas. O evento será realizado na Casa da Cultura, a partir das 8h, e a distribuição do material é gratuita.

livreto-cartilha

A iniciativa foi desenvolvida pela professora Elaine Duarte Ramos, de 50 anos, inspirada pela Campanha da Fraternidade da Igreja Católica que, neste ano trouxe o assunto à tona com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”. Segundo ela, criar a cartilha foi uma forma que encontrou de disseminar melhor o assunto e conscientizar as pessoas sobre um tema tão abrangente.

banner_cf_2014

Quando morava no estado do Mato Grosso ela desenvolvia trabalhos voluntários e já havia criado uma cartilha também motivada pela campanha religiosa. Retornou para Uberlândia e desenvolveu o novo projeto com o mesmo objetivo. “Eu queria transformar esse assunto em uma linguagem menos formal e acessível a todos. É um trabalho voluntário que tenho imenso prazer em oferecer para a sociedade”, comentou.

10859581_10203064021191533_505224318_n

Há um desinteresse muito grande pelo assunto e eu levanto essa problemática na cartilha”
Elaine Duarte

Por meio de tópicos e estrutura objetiva, consta na cartilha toda legislação referente ao crime e demais informações que esclarecem o assunto.

A escritora lembrou que a novela “Salve Jorge”, exibida pela Rede Globo, conseguiu despertar a atenção da população para a realidade do tráfico de pessoas, mas ela notou que ainda era um tema pouco discutido e percebeu isso ao iniciar as pesquisas para produzir o material. “Há um desinteresse muito grande pelo assunto e eu levanto essa problemática na cartilha também”, afirmou.

A primeira tiragem da cartilha conta com 1.000 exemplares subsidiados pela professora. A partir de agora ela busca apoiadores para poder fazer novas impressões e levar a cartilha para outros estados, incluindo o Mato Grosso e Brasília, por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O evento desta quarta-feira (10) é aberto ao público em geral, professores, educadores e todos os interessados pelo tema. Após o lançamento, a cartilha será disponibilizada por meio do site Um Grito Pela Paz.

Fonte: G1

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!