Diocese de Uberlândia Em Destaque Vida Comunitária

Liturgia: Ritos de Celebrações Episcopais para download

Tendo em vista uma melhor preparação das cerimônias religiosas com a presença do sr. Bispo diocesano, Dom Paulo Francisco Machado, especialmente naquelas em que fiéis leigos são investidos de algum ministério – Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE), Leitores (Proclamadores da Palavra de Deus nas Celebrações Eucarísticas), e outros, publicamos a seguir dois ritos próprios para estes momentos celebrativos.

image001

 

O primeiro diz respeito às Celebrações de Investidura de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. O segundo, trata-se das Celebrações para conferir Presidência a Ministros Leigos.

[button color=”black” link=”https://www.elodafe.com.br/wp-content/uploads/audio/rito-comunhao-atualizado.pdf” size=”medium” target=”_parent” font=”georgia” align=”left”]Download-MECE[/button] [button color=”black” link=”https://www.elodafe.com.br/wp-content/uploads/audio/rito-presidencia.pdf” size=”medium” target=”_parent” font=”georgia” align=”left”]Download Presidência Leiga[/button]

Salientamos que tais arquivos estarão disponíveis para download no menu superior na opção Formação – Vida Comunitária.

[box]

Rito durante a Missa para colação do Ministério Extraordinário da Comunhão da Distribuição da Sagrada Comunhão (Ritual do Pontifical Romano)

Após a homilia

Caríssimos irmãos e irmãs: Aos nossos irmãos conferimos o ofício pelo qual eles mesmos podem tomar a Santíssima Eucaristia e administrá-la aos outros, leva-la aos doentes e administrar o Viático.

Vocês, meus caríssimos irmãos, que são investidos de tão sublime ofício da Igreja, esforcem-se para avantajar-se diante dos demais pela vida cristã, pela fé e os bons costumes e a viver mais fervorosamente deste mistério da unidade e da caridade, pois, sendo muitos, formamos um só corpo, nós que participamos de um só Pão e de um só Cálice.

Portanto, distribuindo a Eucaristia aos outros, procurem exercer a caridade fraterna, conforme o mandamento do Senhor, que disse aos discípulos aos lhes entregar o seu Corpo para consumirem: “Eu vos mando que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”.

Após alocução, os eleitos de pé são interrogados, com estas palavras:

Querem assumir a função de distribuir aos seus irmãos o Corpo do Senhor, movidos pelo desejo de servir e edificar a Igreja ? *Resp: Quero.

Querem empenhar-se com o máximo cuidado e reverência na administração da Eucaristia? *Resp: Quero.

Os eleitos se ajoelham e o celebrante convida os fiéis à oração:

Caríssimos irmãos e irmãs, supliquemos confiante a Deus Pai que se digne conceder a bênção a estes nossos irmãos e irmãs escolhidos para ministrar a Eucaristia.

Todos oram alguns instantes em silêncio. A seguir, o celebrante prossegue:

Ó Deus de bondade, Vós que fundastes e governais a vossa família, dignai-Vos a abençoar + estes nossos irmãos e irmãs, a fim de que, distribuindo fielmente o pão da vida aos seus irmãos e irmãs, confortados pela virtude deste sacramento, possam participar um dia para sempre do banquete celeste. Por Cristo Nosso Senhor. *Resp: Amém.

Se houver benção de veste e tecas a serem usadas na liturgia, quem reside de mãos estendidas convida aqueles que as trouxeram a mantê-las nas mãos e diz:

Bendito sejais, Pai Santo, que por vosso Filho Unigênito chamai alguns fiéis para servirem o vosso povo como ministros extraordinários da comunhão eucarística. Fazei com que estas vestes, santificadas pela vossa + bênção, sejam verdadeiro sinal de piedade destes vossos filhos e filhas, e os ajudem a aumentar a sua devoção eucarísitica. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na oração dos fiéis haja uma invocação pelos ministros recém-eleitos. Na procissão das oferendas os ministros recém-investidos levam ao altar as oblatas, e na Comunhão podem receber a Eucaristia sob duas espécies.   

[/box]

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!