Diocese de Uberlândia Em Destaque

"o presbítero é homem experimentado nas coisas de Deus", afirma dom Paulo na posse de Pe. José Maria

Ocorreu ontem (01), Quarta-feira, Solenidade da mãe de Deus e dia mundial da Paz, a primeira transferência de padres empreendida pela diocese de Uberlândia-MG. A apresentação do novo pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Araguari-MG, Pe. José Maria Pinheiro.

IMG_5318

A cerimônia de posse iniciou-se precisamente às 19h30 na presença de grande número de fiéis leigos, padres, religiosas, diáconos e seminaristas, além de representantes leigos da Paróquia Santa Rosa de Lima de Uberlândia que vieram manifestar apoio e gratidão pelos quatro anos de pastoreio de Pe. José Maria naquela Paróquia.

A comunidade paroquial de São Judas Tadeu mostrou-se alegre e agradecida a Deus pela vida e ministério de seu novo pastor. Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano, iniciou a celebração eucarística recordando a disponibilidade e a obediência na fé do novo pároco em se colocar solícito para com a necessidade da diocese ao apresentar-lhe a possibilidade da transferência: “O Pe. José Maria aceitou esse encargo com espírito de fé. A ele o nosso obrigado”, afirmou.

IMG_5127

Em suas palavras de agradecimento, Pe. José Maria fez memória de sua caminhada vocacional e recordou, ainda, a figura alegre e servidora de Maria, mãe de Deus, a quem espera imitar na condução do povo a ele confiado a Deus.

Em sua homilia, a respeito de Pe. José Maria Pinheiro, dom Paulo Paulo ressaltou:

[box]

[…] Diante do Pe. Jose Maira está um povo sacerdotal. Nós, padres, estamos diante de um povo sacerdotal. Um povo, portanto, chamado a ser santo. É mais apropriado chamar o sacerdote de presbítero. O estar para o altar é um dos aspectos da vida do presbítero. O povo sacerdotal é chamado a oferecer sua vida, a trazer também o seu dia a dia para o altar. Por isso o povo precisa de uma pessoa qualificada para prestar esse serviço. O presbítero é um servidor. A palavra presbítero significa que ele é um ancião, isto é, uma pessoa experimentada na fé; de que Jesus Cristo viveu, morreu e ressuscitou. É um homem que está continuamente ruminando a Palavra de Deus. O presbítero é alguém que tem experiência das coisas de Deus. Por isso ele se torna uma pessoa especial, chamado a viver a vocação fundamental (cristã). Antes de ser padre ele é também um cristão, chamado a transformar sua vida numa oferenda a Deus. Por isso a cada tarde ele reza ‘o Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome’. O padre é um servidor do povo de Deus. Uma pessoa que tem um projeto de vida mais atento a esta questão de viver uma vida santa. Que vocês possam realmente ajudá-lo a viver esta vocação primeira, fundamental, e mais importante; por que ser cristão é mais importante do que ser padre, bispo ou papa. É essa vocação fundamental que faz com que nós nos assemelhemos à vida divina, daquele que viveu entre nós que é o príncipe da Paz. Rezem por ele. Que Maria Santíssima mantenha sempre sob o seu olhar materno esse nosso irmão, esse nosso pároco, esse nosso presbítero.

[/box]

IMG_5161

Após renovar sua fé e obediência à doutrina católica, jurar reverência ao bispo diocesano, receber a pia batismal e o tabernáculo onde, segundo o bispo diocesano, dever ser lugar de oração inclusive pela santificação do clero, Pe. José Maria Pinheiro tornou-se oficialmente pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Araguari-MG.

Ao término da celebração eucarística, dom Paulo pediu ao pároco que passasse por entre a assembleia, com o báculo episcopal em mãos (símbolo do pastoreio), abençoado-a.

IMG_5308

Ao novo pároco e a toda a comunidade paroquial, nós do CCD fazemos votos de um fecundo, fraterno e proveitoso ministério.

Para ver mais fotos da missa de posse, acesse e curta a nossa fanpage: www.facebook.com/elodafe

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!