Diocese de Uberlândia Em Destaque

MAS lança revista eletrônica. Confira entrevista com o diretor da "Relicário"

O MAS- Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia – lançou hoje sua Revista Digital, cujo nome é Relicário. Segundo o diretor do Museu, o Reverendíssimo Pe. Rogério Antônio Alves, a missão do MAS, que foi criado há cinco anos, é ajudar na conscientização da importância de valorizar nossa história, de conhecer nosso patrimônio material, imaterial e integrado, de ajudar as pessoas a respeitarem a memória que se integra aos espaços, objetos e relações.

cover_issue_1_pt_BR

 

 

O MAS lança agora a Revista Relicário, uma revista digital produzida a muitas mãos, segundo Pe. Rogério, com o objetivo de incentivar a reflexão, de promovê-la, ajudando no entendimento da expressão religiosa, cultural e artística, abrindo espaço a quem pesquisa e valoriza essas expressões, independendo da área de conhecimento em que atue.

A direção da Revista ficou sob a responsabilidade do Rerendíssimo Pe. Eduardo César Rodrigues Calil. Segundo o neopresbítero, a Revista Relicário pretende propiciar o debate entre Artes Sacras, Museologia e áreas afins, superando os limites entre os conhecimentos, promovendo a intertextualidade, com o desejo de que o profícuo debate entre as áreas do saber ajude a reconhecer a importância da arte como lugar teológico.  O Portal ELODAFE conversou com o neopresbítero, na tarde de ontem, para conhecermos mais sobre a proposta da Revista. Acompanhe:

IMG-20140808-WA0007

 

 

1. Padre Eduardo, fale-nos um pouco sobre a proposta da Revista Relicário e o porquê desse nome.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Portal ELODAFE – o portal oficial de nossa Diocese -, por ter “aberto as portas” para a hospedagem de nossa Revista. Pois bem, a Revista Relicário tem esse nome para fazer um elogio a quem se arrisca na tarefa de produzir conhecimento, especialmente quando considera outras áreas do saber e dialoga com elas. O resultado desse esforço só pode ser uma reflexão preciosa, que nós queremos guardar como relíquias e publicar para favorecer o debate e o pensamento. A Revista Relicário tem essa intenção; funcionar como um espaço digital para divulgar resultados parciais ou finais de trabalhos na área de Museologia, Arte Sacra, Arquitetura Sacra, Religiosidade Popular, Visão Teológica da Arte, Filosofia da Arte, Estética (filosofia) ou assuntos inter-relacionados. É uma revista que será lançada semestralmente.

2. Como será possível acessar essa Revista?

A Relicário será hospedada em dois sites. O primeiro é o Portal ELODAFE. Do mesmo modo que há um link no Portal para acessar o MAS, nós também teremos um link para acessar a Relicário. Pelo site do Museu também será possível acessá-la, através de um link, igualmente (www.museudeartesacradeuberlandia.com.br ). Mas a Revista também pode ser acessada diretamente, pelo seguinte endereço: www.revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com.br

3. Esse primeiro número trata do que, Padre Eduardo?

O título desse primeiro número é Dossiê Arte e Religião. Os artigos variam entre análises de pinturas religiosas e não-religiosas, de ícones, discussões filosóficas sobre a arte e até conta com os aportes da teologia. Tais artigos são de produção nacional e internacional e acabam por compor um número que vale à pena conferir e que pode contribuir muito com a reflexão. Nós temos muito a agradecer aos autores que enviaram seus textos. E nós já estamos pensando o próximo número da Revista, também. (risos). Será um número comemorativo e tratará sobre a famosa arquiteta Lina Bo Bardi, responsável pela Igreja Divino Espírito Santo do Cerrado, em Uberlândia. Aproveito, então, o espaço, para divulgar.

4. Como podemos enviar um artigo?

Nós enviamos uma chamada prévia de artigos para as Instituições de Ensino do Triângulo e Alto Paranaíba e para doutores e mestres nas áreas específicas. Conseguimos excelentes artigos de muitos lugares, de gente interessada na pesquisa acadêmica e na divulgação de seus trabalhos.  Os artigos são posteriormente avaliados por pareceristas e pelo conselho editorial e, se aprovados, são publicados. Mas, basicamente, desde que estejam de acordo com a proposta da Revista, basta que os artigos sejam enviados para o email: [email protected]. Agora, é possível também enviar artigos depois de cadastrar-se para ter acesso à Revista.

5. Que última mensagem você gostaria de deixar, Padre Eduardo, sobre a Revista?

Eu gostaria de agradecer à Professora Dra. Dulcina Tereza Bonati Borges que é a Coordenadora Editorial da Revista, pelos serviços prestados à nossa diocese. De muito bom grado ela doou seu empenho e é a maior responsável pelo lançamento da Relicário. Ao Wisley Aguiar que nos ajudou com a edição de layout. A todo o conselho de editores e pareceristas que aceitou o trabalho de atuar na Relicário e, também, eu não poderia me esquecer, o nosso bispo diocesano Dom Paulo Francisco, por ter confiado esse serviço às nossas mãos. Ao Padre Rogério, por sua diligência e confiança e a todos quantos ajudaram na composição desta Revista.

O Portal ELODAFE agradece ao Padre Eduardo César e ao Padre Rogério e deseja que o projeto tenha sucesso e possa, de fato, contribuir para a reflexão acadêmica.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • A revista ficou linda, quero parabenizar toda a equipe editorial pelo esforço homérico de colocar no ar uma revista como a Relicário que apoia as pesquisas de arte.
    Parabéns a todos…

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!