Destaque Destaque2 Em Destaque

Meditação (21/03/2024) Monsenhor Paulo Daher

5ª Semana da Quaresma | Quinta-feira
21/03/2024

Em João 8, 51-59, Jesus afirma : se alguém guardar minha Palavra jamais verá a morte. Com a conhecida reação dos fariseus, Jesus responde: Se a mim me glorifico, minha glória nada é. Quem me glorifica é meu Pai, de quem vocês dizem que é nosso Deus que vocês não conhecem.
Eu, sim o conheço e guardo sua palavra. Abraão exultou por ver o meu dia e encheu-se de alegria. Antes que Abrão nascesse, Eu sou. Queriam apedrejá-lo.
Jesus abre seu coração sobre o mistério de sua união com o Pai.
Podemos dizer sente uma grande vontade que seus ouvintes, além de ver seus milagres, ouvir suas palavras que tocavam seus corações, pudessem ainda entrar em contato com a realidade de sua união com o Pai.
Acho que seus ouvintes que confiavam em sua palavra ouviram, aceitaram que era verdade, mas não sei até que ponto entenderam tudo. Mas os fariseus não aceitaram nada e ainda queria apedreja-lo.
Tentemos refletir sobre algumas afirmações de Jesus:
Quem guardar minhas palavras jamais verá a morte. Jesus é vida de nossa vida. Fonte de toda a vida. Ele mesmo afirmou: eu sou a vida.
As palavras de Jesus transmitem a vida, tanto a vida humana: Lázaro, vem para fora!…A água que eu der fará brotar na pessoa rios de água viva…
Se Eu me glorifico, minha glória nada é. A glória de Deus é seu poder, sua sabedoria, Ele está acima de tudo e de todos. Merece todo louvor a adoração. Se as pessoas não o aclamarem, até as pedras gritarão…
Eu conheço o Pai e guardo suas palavras.
Conhecer em Deus é saber de tudo, dominar toda a ciência, é sabedoria e é principalmente o amor. O amor em Deus é uma força divina que envolve todo o ser de Deus. É como o fogo: arde totalmente em chamas.
Abraão, o pai de vocês exultou por ver meu dia. A fé de Abraão em aceitar a proposta de Deus e esperar contra toda a esperança, de alguma forma antecipou em sua mente e em seu coração a certeza da presença do Salvador que viria.
Antes que Abraão nascesse, Eu sou. É a expressão clara da definição de quem é Deus. Ele é a própria existência. O ser por excelência. Nada do que existe no universo foi feito sem Ele. Tudo foi feito, continuou num certo momento a existir. Deus sempre existiu por si mesmo.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!