Destaque Destaque2 Em Destaque

Meditação 26/04/2024 Monsenhor Paulo Daher

Quarta semana da Páscoa 26/04/2024
Sexta-feira

Em João 14, 1-6, Jesus disse a seus discípulos: “tenham fé em Deus e em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Vou preparar um lugar para vocês. Para onde eu vou, vocês já sabem.”
Tomé disse: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Nem pois conhecemos o caminho.” E Jesus: “Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim.”
Porque Jesus pede que seus discípulos tenham fé em Deus e nele? E logo aponta o final: na casa de meu Pai há muitas moradas. E eu vou preparar um lugar para vocês.
Estou pensando… os apóstolos estavam convivendo com Jesus há tempos… Certamente estavam gostando da experiência de acompanha-lo para tantos lugares, de ouvirem suas palavras sinceras e verdadeiras sobre a vida, sobre o Pai, de ver seus milagres, de eles mesmo também fazerem milagres.
Cristo queria prepara-los para quando já não estivesse com eles, teriam de ter a mesma fé e confiança Nele e no Pai.
Fala de um futuro que só Ele conhece e pede confiança total.
Cada passo do evangelho tem uma lição para nós. Neste trecho, a fé é uma exigência e uma necessidade sempre.
De maneira mais simples: a cada momento somos testados em nossa fé. Embora nossa vida seja acompanhada por Deus, todos temos responsabilidade pelos nossos atos.
A influência da fé não é substituir nossa parte e fazer o que nós é que devemos agir. É uma luz, um incentivo, mas nós é que temos de assumir o que a vida nos pede.
A fé é a certeza de que nunca estamos abandonados e entregues à nossa pobre sorte. Então devemos assumir nossas responsabilidades.
Jesus contou a parábola do rico banqueteador (Lc 16,1…) e do pobre Lázaro, quando o rico, no inferno pede a Abraão para enviar um anjo à terra para avisar seus irmãos que estavam seguindo o mesmo caminho que ele, Abraão respondeu que não, porque eles tinham as leis e os profetas na terra, que lhes obedecessem.
Além de nossa razão capaz de avaliar nossos atos, somos sempre assistidos por Cristo e por sua Igreja.
Sejamos sinceros no que queremos e no que realizamos…

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!