Destaque Destaque2 Em Destaque

Meditação – SÃO JOSÉ – Monsenhor Paulo Daher

Quinta semana da Quaresma 19/03/2024 Sao José
terça-feira

Em Mt1, 16.18-21.24a, José, pessoa tão justa se vê diante de sério dilema: Maria aparece grávida. Ele sabia quem ela era e por isso pelo respeito a Maria, ia deixa-la. Mas um anjo em sonhos revela o segredo: é milagre do Espirito Santo. E este filho é o Filho de Deus que será o Salvador. E José aceitou Maria como esposa.
O Senhor tem sua maneira de conduzir nossa vida. A lógica de Deus não é como a nossa.
E tudo ordena para o nosso bem, Ele não se preocupa em mostrar tudo para nós.
Deus conhecia José. Desde esse momento sua participação colaborou para a nossa salvação.
O evangelho não dá uma só palavra pronunciada por ele. Só atitudes, decididas e claras. Dele se diz que era um homem justo. (Mt 1,19).
De pouca gente se fala assim na Bíblia.
Justo em todos os sentidos: humanos e divinos. A ele foi confiada a puríssima Mãe do
Salvador e o próprio Cristo.
Cristo ao se mostrar em sua figura humana religioso, obediente, responsável, trabalhador,
revela quem foi seu pai aqui na terra. Jesus era conhecido em sua terra como o filho de José!
Nos sábados Jesus, Maria e José frequentavam a sinagoga. E todos os anos iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. (Lc 2,41).
Maria ao reclamar com Jesus por ele ter ficado em Jerusalém, disse: teu pai e eu aflitos te
procurávamos. (Lc 2,48).
José foi ensinando a Jesus a mesma profissão que exercia: carpintaria. (Mc 6,2)
Maria como José, foi logo dando trabalho para Jesus: limpeza da casa, buscar água na fonte de Nazaré etc.
Não sabemos da morte de José. Certamente foi antes de Jesus deixar Maria para começar
sua missão.
Nossa religião sempre teve um carinho especial para com este humilde pai adotivo de Jesus, que nos ensina como ensinou a Jesus a sermos sempre fiéis a Deus dispostos a tudo por amor de Jesus e nossa salvação.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!