Diocese de Uberlândia Em Destaque

Melhor que jazz, só “Jazz Solidário”

Ocorre neste domingo (13), às 19h30, no Teatro Rondon Pacheco, a terceira edição do Jazz Solidário. A grande atração da noite é o músico Jack Albernaz. Sobem ao palco, ao lado de Jack, profissionais como Maurício Winckler (guitarra), Gerson Broginni (baixo), Rayne Vitorino (teclado), Jack Will (bateria) e Dedé Aires (percussão), além de convidados renomados como Jack Will, Minas Brass, Banda Nega Soul, Jaqueline Borba, Dimas Garro e outros artistas.

jazz

Quem for ao Jazz Solidário 2013 poderá apreciar um repertório com intérpretes de Gilberto Gil, Milton Nascimento, Cartola e os internacionais Miles Davis, Chet Becker e outros.

Evento arrecada renda para instituição que acolhe moradores de rua

Casa Santa Gemma

Localizada na Rua José Flores, 351, bairro Aclimação, a Casa Santa Gemma é uma instituição ligada à Pastoral de Rua, que tem como objetivo devolver dignidade aos moradores de rua e à população excluída da sociedade. Busca proporcionar às pessoas em situação de rua uma chance verdadeira de resgate social, moral e espiritual. Ajudar, conforme as possibilidades e direitos legais, todas as pessoas que se encontrarem excluídas e abandonadas pela família ou pelo Estado.

Há 13 anos, o grupo apoia os moradores de rua. No início, entregavam sopa nos finais de semana pelas ruas e notaram uma necessidade ainda maior; “Teve casos de eu levar essas pessoas para dormirem na minha própria cama enquanto eu dormia no chão, então aluguei um imóvel para abrigá-las, mas até hoje distribuímos alimento pela cidade para os que têm fome” recorda Albernaz.

Além de doações de roupas, mantimentos e móveis o local disponibiliza uma conta poupança para receber qualquer valor em dinheiro na Caixa Econômica Federal, Agência 3152, operação 013, conta 12457-2.

Outras informações, ligue: 3235-9182 ou 9971-7810

Saiba mais….

A Casa de Acolhimento Fraterno Santa Gemma é uma instituição ligada à Pastoral de Rua e existe desde 1997, em Uberlândia, Minas Gerais. Seu objetivo é acolher a população em situação de rua da cidade, oferecendo-lhes comida, roupas, tratamento médico e, o mais importante, dignidade.

De acordo com a organização da Casa, o fim principal do trabalho exercido por eles é promover o resgate daqueles que mais necessitam, os abandonados pela família e pelo Estado. Esta missão vai além das perspectivas mais básicas, como alimentar aqueles que têm fome, acolher com roupas e agasalhos aqueles que têm frio – o alvo está na esfera mais humana do tratamento, que tem como objetivo conferir às pessoas desamparadas apoio emocional e espiritual para que possam se restabelecer socialmente e levar uma vida mais digna.

Fundada sob princípios cristãos, o trabalho da Casa Santa Gemma é motivado pelo amor fraterno, que encontra ressonância no imperativo bíblico do amor ao próximo. Estes são os principais ideais que movem coordenadores e voluntários, que usam o tratamento a terceiros como instrumento de aplicação destes princípios.

O nome da casa foi uma homenagem a Gemma Maria Humberta Pia Galgani, uma santa da Igreja Católica, que foi uma grande mística e uma das maiores e mais populares santas modernas. GemmaCalgani, como é mais conhecida, nasceu na Itália em 1878 e faleceu em 1903. Foi beatificada em 1933 e canonizada pelo Papa Pio XII em 1940. Gemma, em italiano, significa “jóia”.

A história conta que a missão de Gemma era salvar os pecadores, mas não apenas com a palavra ou com o ensinamento, mas com a vida, com a participação à Paixão de Jesus. Através dessa prática, descobre o significado místico da virgem e doa a Maria a sua própria alma. Gemma trabalhava e auxiliava os necessitados, tanto com palavras de conforto quanto com o que podia fazer para amenizar os sofrimentos das pessoas.

O contato entre os membros e voluntários da instituição com as pessoas desamparadas é feito por meio da Pastoral de Rua. Esta, por sua vez, é a atividade na qual a equipe faz rondas pela cidade, que se iniciam na porta do Hospital de Clínicas da UFU, em busca daqueles que precisam de ajuda. O amparo não se restringe aos moradores de rua: a Casa Santa Gemma abre suas portas para qualquer pessoa em situação de rua que necessite de amparo, acolhendo também prostitutas, andarilhos e peregrinos. A comida é distribuída durante a Pastoral e, durante a janta oferecida, os voluntários cantam, fazem orações e conversam com as pessoas, oferecendo-lhes amizade e buscando atender suas necessidades mais urgentes, como tratamento médico, vestimentas, etc. Um momento importante das rondas são as conversas que acontecem no meio-fio, onde as pessoas têm a oportunidade de ser ouvidas e estar em contato com alguém que deseja seu bem e que está pronto para lhe ouvir, animar e oferecer uma mão amiga para que ela se restabeleça. A produção da comida distribuída é feita na própria sede da casa. Os dias de distribuição das refeições acontecem às segundas, quartas e aos sábados, no horário da noite. Assim, voluntários e coordenadores da casa saem de carro pela cidade para oferecer comida àqueles que necessitam.

A instituição se mantém por meio de doações, tanto de pessoas físicas como jurídicas. Algumas parcerias também contribuem para o funcionamento da casa de acolhimento, como os restaurantes e lanchonetes que doam alimentos, e alguns cursos da Universidade Federal de Uberlândia, principalmente aqueles vinculados à área da saúde, que enviam alunos voluntários dispostos a contribuir com seu trabalho para melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas pela Casa Santa Gemma.

Numa via de mão dupla, o estudante tem a chance de aprender na prática a sua profissão e incutir princípios essenciais à cartilha de qualquer profissional, como o respeito e o amor ao próximo, ao mesmo tempo em que atende uma pessoa necessitada, que em condições normais não teria oportunidade de acesso àquele tipo de atendimento ou serviço, como um tratamento dentário, por exemplo.

A Casa de Acolhimento Fraterno Santa Gemma está localizada na Rua José Flores, nº 351, bairro Aclimação, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. A sede da casa é pequena, mas bem estruturada e organizada para apoiar as pessoas que chegam até o local, que tem sete cômodos, com três quartos, sendo um maior, que contêm dez camas, e os dois quartos menores com cinco e quatro camas; um banheiro, uma cozinha, sala, quintal, garagem e uma capela para orações.

Serviço

___________________________

Jazz Solidário
Data: 13 de outubro (domingo)
Local: Teatro Rondon Pacheco (Rua Santos Dumont, 517, Centro)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada – estudantes ou quem levar 1 litro de óleo de soja ou 1 litro de leite longa vida). Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!