“A misericórdia do Senhor é a nossa paz”
Sabermo-nos acolhidos sob a égide da misericórdia do Senhor, nosso Deus, enche o nosso coração de Paz.
Reconforta-nos saber que não estamos abandonados aos descarrilhamentos da vida, ainda que envoltos pela aspereza do tempo que nos solapa de todos os lados. Quem, em sã consciência, poderia abdicar-se desta Graça? Quem, em última instância, não se reconhece entregue a esta benevolência divina, uma vez que somos todos transeuntes errantes, incoerências ambulantes e corruptos desafortunados?
Afinal, fomos acometidos de uma grande esperança: a mão misteriosa do Senhor guia a história. Ainda que nos pareçam mais fortes os descaminhos e as intempéries do momento atual, resvalados pela dor, pela violência, pelo crime e pela morte, mais forte brilha para nós aquela luz que não conhece ocaso: o sol invicto, Jesus Cristo, o Senhor do Tempo; o Alfa e o Ômega, princípio e fim de todas as coisas.
Por vezes, tomados por um profundo cansaço e uma quase descrença nas instituições e nos homens, soergue-nos a fé naquele que venceu a morte por nós. Ele, Ressuscitado, nos garante a sua justiça. Ela será inclemente com o mal e com o pecado espalhados pelos ares e pelo mundo, mas será convite reiterado para que o homem transviado retorne ao bom caminho.
Feliz de quem, corajoso como o filho pródigo, resolver voltar. E, ainda que tenha pecado contra o céu e contra Deus, se se arrepender de todo o coração, haverá de recuperar a dignidade perdida: túnica nova, anel no dedo e sandálias nos pés lhe serão concedidos.
Pois, a misericórdia do Senhor é o último refúgio para nós. Acheguemo-nos, portanto, confiantes do “Trono da Graça”. Ela é para todos, especialmente para os mais necessitados de perdão e de reconciliação: consigo, com o outro, com Deus e com o mundo.
O Ano Novo trará consigo uma chama nova, cujo nome é: amor imerecido e desmedido – misericórdia -. Ousaremos espalhá-la como pólvora?
Feliz e abençoado 2016!
____________________
Pe. Claudemar Silva
Diretor do Centro de Comunicação Diocesano – CCD – Uberlândia-MG.
Adicionar comentário