Pastorais e movimentos

Mês vocacional

Agosto mês vocacional na Igreja do Brasil. Cada domingo deste mês, somos convidados a refletir e rezar sobre uma vocação específica. No primeiro domingo refletimos a vocação ao ministério ordenado, em especial ao presbítero. No segundo, à vocação familiar; no terceiro a vocação à vida consagrada, no quarto, vocação do leigo, e no quinto domingo neste ano, a vocação do catequista. Essas vocações estão a serviço da comunidade eclesial que se reúne em volta da mesa da Palavra e da Eucaristia para celebrar o dom da vida.

Quando se fala em vocação tem a tendência de reduzir ao ministério ordenado e vida consagrada, sendo que na verdade, há uma diversidade de vocação no seio comunitário. Não existe uma única vocação, existem vocações diversas para exercer no mundo de hoje uma grande missão. Toda a comunidade é vocacionada e enviada para viver o seu compromisso batismal. Na dinâmica vocacional nenhuma vocação é mais ou menos importante que a outra. Por isso, urge animar e despertar em nossas comunidades as diversas vocações.

Os cristãos, muitas vezes, não têm consciência de ser chamado por Deus para realizar as atividades pastorais em nossas comunidades. A falta de consciência faz com que nossas ações se tornem mecânicas e carentes de uma espiritualidade de comunhão, fraternidade, partilha e de compromisso com o Evangelho. A consciência vocacional muda a realidade comunitária deixando-a mais comprometida com os pobres e excluídos, nos anima para viver a missão e nos entusiasma para testemunhar o Cristo Crucificado-Ressuscitado diante dos desafios da vida.

Nesta perspectiva, o mês vocacional, ao refletir e rezar pelas vocações na liturgia dominical quer conscientizar o batizado a respeito da sua vocação, pois ao tomar consciência do chamamento que Deus nos faz no cotidiano de nossa história, criaremos na Igreja e na sociedade uma cultura vocacional, fazendo dos cristãos mais comprometidos com os valores evangélicos.

Que o Espírito nos anime para viver nossa vocação! Maria, mãe dos vocacionados interceda por nós!

———-

Por: Pe. Guilherme Stort – Coordenador da Pastoral Vocacional

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!