A Igreja no Brasil e no Mundo

Mineração é tema de reflexão teológica e pastoral

Teólogos e agentes de pastoral reuniram-se em Brasília (DF), nos dias 30 e 31 de julho, para um encontro de reflexão teológica e pastoral sobre a mineração. Grupos como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (Ibrades) e o Comitê Nacional da Defesa dos Territórios frente à Mineração estiveram presentes. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Ari Antônio dos Reis, também participou do evento.

 No dia 30, houve a preparação para o encontro “Religiosos e Mineração”, que acontecerá no final deste ano. No segundo dia, foram apresentados alguns casos de interferência nas vidas das comunidades e depoimentos sobre como a reflexão ajuda na percepção de problemas e desafios encontrados na realidade de exploração mineral. O grupo espera continuar os debates por meio de textos sobre o tema, que também servirão para ajudar outros países da América Latina.

A discussão sobre a interferência da mineração nas vidas de diversas comunidades é considerada importante pelas entidades envolvidas. Muitas dioceses do Brasil são atingidas pelos processos de exploração mineral. No sul do Piauí, nos municípios de Curral Novo e Paulistana, as comunidades precisam lutar pelas terras que são alvo de especulações por parte de mineradores.

De acordo com a diocese de Picos (PI), nos últimos dias, uma comunidade de aproximadamente 80 pessoas foi invadida por interessados na área, que fica a menos de nove quilômetros do local onde foi descoberta a maior jazida de ferro do estado. “Os moradores dessa região estão temerosos em perder suas terras e ficarem desamparados sem ter para onde ir”, afirma uma notícia publicada no site do Regional Nordeste 4 da CNBB.

A diocese, com objetivo de ajudar as famílias na zona do minério de ferro, iniciou ontem, dia 4, a 1ª Romaria da Solidariedade, que tem como tema “Deus dos Peregrinos, dos pequeninos, Jesus Cristo Redentor”.  Os municípios de Curral Novo do Piauí, Simões e Paulistana serão visitados pelos romeiros.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!