Diocese de Uberlândia Em Destaque

Missa de abertura da Semana Teológica para o Clero

Iniciou-se hoje (23), com uma Celebração Eucarística no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Uberlândia-MG, a Semana de Formação Teológica para o clero da Província Eclesiástica da Arquidiocese de Uberaba-MG [Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba e Patos de Minas]. A Santa Missa que teve início às 19h, foi presidida por dom Paulo Francisco Machado, bispo da diocese de Uberlândia-MG e co-presidida por dom Paulo Mendes, arcebispo de Uberaba-MG, dom Francisco, bispo de Ituiutuba-MG e por dom Benedito Beni, bispo de Lorena-SP, conferencista da Semana Teológica, além de um grande número de presbíteros e diáconos provenientes das referidas dioceses da Província Eclesiástico. A celebração litúrgica contou ainda com a participação expressiva de fiéis leigos das mais variadas Paróquias de Uberlândia-MG.

054

Em sua homilia, dom Paulo Francisco ressaltou a importância deste momento na vida presbiteral da Província Eclesiástica, pois, durante toda a semana “o clero da província eclesiástica de Uberaba estará reunido para cantar as maravilhas de Deus através do Concílio Vaticano II”, tema central da Semana Teológica, tendo em vista as comemorações pelos cinquenta anos de realização do Concílio Ecumênico Vaticano II [1962 a 1965]. “Precisamos conhecer melhor esta obra de Deus para cantarmos as maravilhas do Senhor; [portanto, nesta semana] teremos a oportunidade de conhecer melhor esta obra”, ressaltou dom Machado.

Um pouco antes da celebração, em entrevista ao ELODAFÉ, dom Paulo Machado salientou a importância de um evento como este: “É oportuno para pensar novamente o Concílio Vaticano II; não no sentido de trair suas intuições, mas de voltarmos ao texto, às circunstâncias que o tornou possível. Assim, por meio de um conhecimento mais aprofundado, revermos um acontecimento que marcou a Igreja e não é, infelizmente, devidamente conhecido”, justificou o bispo diocesano.

006

Dom Benedito Beni, conferencista convidado, enfatizou o papel do ano da Fé nesta semana teológica para o clero: “O ano da Fé é um dos temas que irei tratar nesta semana, além, é claro, do estudo do CVII. Irei falar, ainda, sobre a Nova Evangelização (tema do último Sínodo no Vaticano), caracterizando então três temas importantes para a nossa formação: Ano da Fé, Vaticano II e Nova Evangelização”. Questionado sobre a sua expectativa para este encontro com o clero da província eclesiástica de Uberaba-MG, dom Beni expressou sua alegria em poder participar de um encontro em que envolve tantos padres, e percebe que esta semana será uma oportunidade interessante “de convivência para o clero da Província”, concluiu o bispo de Lorena-SP.

012
da esquerda para a direita: dom Beni (Lorena-SP), dom Paulo (Uberaba-MG) e dom Francisco (Ituiutaba-MG)

Esta semana de formação para o clero está sendo organizada pelos padres representantes dos presbíteros das referidas dioceses. Em Uberlândia-MG, o representante dos presbíteros é Padre Márcio Gonçalves. Já o representante da arquidiocese de Uberaba-MG e coordenador geral da Semana Teológica é Pe. Ricardo Luiz de Melo que ressaltou a importância da formação permanente na vida do presbítero, já que esta é uma prioridade na vida presbiteral, além de ser “um momento de interação, convivência e união dos padres com os bispos e de todos como Igreja”.

002

A Semana Teológica segue até Quinta-feira (26), encerrando-se com um almoço festivo no salão do Santuário Nossa Senhora Aparecida.

085

O CCD (Centro de Comunicação Diocesano) estará trazendo até os leitores do ELODAFÉ e da FANPAGE oficial da Diocese de Uberlândia a síntese dos trabalhos pela manhã e pela tarde, durante toda a Semana Teológica.

Confira mais fotos em: www.facebook.com/elodafe

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!