A Igreja no Brasil e no Mundo

O que significa Advento?

A palavra “advento” significa “vinda”, “chegada”.

adventoO Advento é composto por quatro semanas nas quais a Igreja prepara a celebração da Vinda do Senhor. Na verdade, o sentido último deste Tempo é recordar celebrando na Liturgia santa que o Senhor vem como Juiz e Sentido da história de cada um de nós, da Igreja e da humanidade. Portanto, é necessário avaliar a vida e as situações à luz do Seu Dia, da Sua Vinda gloriosa!

As duas primeiras semanas se concentram nessa Vinda no final dos tempos, já pregustada na Liturgia. A partir do dia 17 de dezembro, a atenção detém-se na Vinda do Senhor na nossa humana natureza, no mistério do Natal.

«Eis a voz do meu Amado! Ele vem correndo pelos montes… Meu Amado é meu e eu sou Dele!» Estas palavras da esposa do Cântico dos Cânticos exprimem o sentimento da Igreja: É o Filho eterno que vem, desposando nossa humanidade no mistério da Encarnação. «Porque Deus amou tanto o mundo que entregou o Seu Filho único» (Jo 3,16) para ser o Esposo da humanidade, o Salvador do mundo. Sua Vinda no Natal é penhor da Sua Vinda definitiva, quando passará a figura deste mundo e tudo entrará no Definitivo, que não passará jamais…

«Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do Seu Filho, a Quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e pelo Qual fez os séculos» (1,1-2). Deus já não nos manda um mensageiro, um intermediário, um presente… Ele vem pessoalmente no Seu Filho, vem Ele mesmo ser o Emanuel, o Deus-conosco! Por isso o homem pode ter a certeza que não mais está só, não mais pode se sentir desamparado, esquecido, perdido, apesar de tanta dor e sofrimento ainda existentes no nosso mundo!

Dom Henrique Soares da Costa – Bispo Auxiliar de Aracaju -SE

Tags

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!