Diocese de Uberlândia Em Destaque

"O retiro foi um momento de repensar nossa atividade pastoral e recarregar nossas baterias", afirmou vice-coordenadora da PS

Ocorreu nesse domingo (18), na Comunidade São José – Tenda do Moreno -, o Retiro Espiritual da Pastoral da Saúde Diocesana, com o tema: “Redescobrindo a alegria de servir”.

089

Com a presença de 90 agentes da Pastoral da Saúde, o retiro teve início às 8h30, com a acolhida dos agentes, oração inicial e café da manhã. Em seguida, os participantes foram divididos em quatro grandes grupos, a fim de discutiram a respeito da realidade pastoral de suas equipes de trabalho. Ao término, os integrantes apresentaram a síntese do debate em forma de música, relatos e dramatização.

Às 10h30, o bispo diocesano, Dom Paulo Francisco Machado, proferiu palestra baseada na Exortação Apostólica do Papa Francisco “Evangelli Gaudium” (A Alegria do Evangelho), presenteando alguns agentes com exemplares da Exortação. Em sua fala, Dom Paulo Francisco exortou os agentes a viverem no exercício da Pastoral da Saúde a alegria do Evangelho, a alegria do Cristo Ressuscitado.

068

Após o intervalo do almoço, os participantes do retiro retornaram às atividades através de uma dinâmica orientada por Frei Heraldo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, “um grande colaborador da Pastoral da Saúde, apesar do pouco tempo de chegada em Uberlândia”, informou a vice-coordenadora da Pastoral da Saúde, Fabiana Brito.

O frade capuchinho, Frei Plínio Lukian, também presente no retiro, proferiu palestra com o tema “Redescobrindo a alegria de servir”, utilizando de músicas, mensagens, interrogações, além de abordagens de pequenos trechos da Sagrada Escritura, como foi o caso da dinâmica do cego e do mudo “que mexeu profundamente com os agentes”, segundo a vice-coordenadora.

O retiro foi encerrado com a Santa Missa presidida por Pe. Valdemes Domingues, pároco da Paróquia Santo Antônio, no Morumbi, a qual pertence a Comunidade São José.

Para os organizadores, o retiro atingiu o seu objetivo principal: “de repensar nossa atividade pastoral e recarregar nossas baterias para que, retornando às nossas equipes de trabalho, possamos multiplicar toda a vivência deste dia abençoado e, juntamente com nossos companheiros de caminhada, redescobrir a cada dia a alegria de servir e continuar lutando pela Defesa e Promoção da Vida em Plenitude, nossa maior meta”, afirmou Fabiana Brito.

061

A equipe de organização, por sua vez, fez questão de agradecer aos muitos agentes que contribuíram para a efetivação do retiro espiritual: “não poderíamos deixar de agradecer a Romilda e Gerson, da Paróquia São Sebastião, pela bela animação dos cantos, o apoio e a colaboração da Comunidade São José – Tenda do Moreno -, sobretudo a equipe da cozinha: Maria Cecília, Edite, Maria José, Ana Maria e Cristiane, que com tanta alegria e disposição doaram seu trabalho, a Nilze que cuidou da limpeza do local, a Elcione (coordenadora da comunidade), aos padres Robson Oliveira e Valdemes Domingues por abrirem as portas da Comunidade para nos acolherem. Que Deus-Trindade abençoe a cada um, com saúde, paz e bem”, finalizaram.

___________________

Serviço

A Pastoral Diocesana da Saúde recorda aos seus agentes e aos interessados do próximo curso de formação: sábado, 24/05, às 14h – Curso de Formação para Novos Agentes da Pastoral da Saúde para as cidades de Araguari e Indianópolis. Ocorrerá na Paróquia São Judas Tadeu de Araguari.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Em nome da Coordenação Diocesana da Pastoral da Saúde agradeço o carinho e a atenção do CCD na pessoa do Amigo Diác. Claudemar, sempre divulgando nossas ações.
    Que Deus-Trindade continue sempre sendo nossa Fonte e Meta de caminhada.
    Agradeço também a todos os agentes da Pastoral da Saúde que fizeram com que nosso retiro acontecesse de uma forma tão abençoada.
    Saúde, Paz e Bem a todos!

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!