Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

Ordenação Diaconal marca Diocese neste sábado (02)

Seminaristas em ano pastoral serão ordenados Diáconos Transitórios rumo à Ordenação Presbiteral 

Handley Gonçalves e Alan Carlos Pereira serão ordenados pelas mãos de Dom Paulo Francisco, bispo diocesano. Foto: Dione Nogueira.

A Diocese de Uberlândia se alegrará neste próximo sábado (02) na Solenidade de Ordenação Diaconal de Alan Carlos Pereira e Handley Alves Gonçalves. A Missa terá início às 09h e será celebrada no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Aparecida em Uberlândia. Os ainda Seminaristas em ano pastoral, conversaram com o ELODAFE e contaram em entrevista momentos de sua trajetória de vida e relataram um pouco do que foi vivido ao longo do processo formativo. 

Conheça os futuros Diáconos Transitórios

Alan Carlos Pereira, 25 anos, é natural de Coromandel – MG e é filho de Carlos Antônio Pereira e Admar Aparecida Rufino. Irmão de Maicon Vinícius Pereira, foi batizado na Igreja de São Sebastião, em sua cidade natal. Em sua terra, viu nascer a vocação. Há mais de 20 anos mudou para Uberlândia com os pais, mas a ligação com a religiosidade popular da cidade de origem foi mantida por meio da família que ficou em Coromandel. Principalmente por meio de suas avós. 

Handley Alves Gonçalves é natural da Cidade de Araguari – MG. Filho de Sebastião Eustáquio Gonçalves e Maria Aparecida Alves Gonçalves. Irmão de Wildisley Alves Gonçalves (in memorian), tem dois sobrinhos a Alessiane Vitória Gonçalves Rodrigues e Nicolas Henrique Rodrigues Gonçalves. Sua Paróquia de origem é a de Nossa Senhora Aparecida, também na cidade de Araguari. O apoio da família sempre esteve presente, seja nas orações ou em recursos materiais que possibilitaram um processo tranquilo e disponível ao serviço da Igreja. 

Processo formativo 

Em agosto de 2011, Alan deu entrada no seminário propedêutico São José, onde cursou Filosofia na então Faculdade Católica de Uberlândia. No ano de 2015, o seminarista se mudou para cidade de Belo Horizonte. Lá iniciou os estudos em Teologia, na Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia (FAJE). Na capital do Estado de Minas, Alan atuou pastoralmente nas Paróquias Nossa Senhora do Bom Conselho na região do Barreiro, Paróquia São Gonçalo em Contagem e na Paróquia Santuário Senhor Bom Jesus. Em 2018, Alan retornou a Diocese de Uberlândia onde trabalhou junto a capelania rural de Santa Paulina. 

Com dois ingressos no seminário, Handley teve um processo formativo um pouco mais longo, mas, durante sua ausência do convívio pastoral, nunca deixou de sentir o chamado de Deus para a vida presbiteral. O primeiro ingresso foi no ano de 2002 com 17 anos. Decidiu deixar o seminário, pois se viu com pouca maturidade para o processo. Durante sua ausência, Handley trabalhou na sacristia e na secretaria da Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Ao mesmo tempo, cursou Filosofia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 2005 e 2009. Depois, o mestrado em Filosofia na mesma Universidade entre 2012 e 2013. 

Ainda em 2013, Handley decidiu reingressar no seminário para vivenciar um novo propedêutico. Em 2014, por decisão do Conselho de Formação, o seminarista permaneceu em Uberlândia para que vivenciasse outros âmbitos da vida formativa, além da intelectual, foram eles: comunitário, humano-afetivo, pastoral-missionário e espiritual. Depois, iniciou os estudos em Teologia, também na Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia (FAJE), em Belo Horizonte. De volta a Uberlândia, uma de suas missões, foi contribuir pastoralmente com o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), em diversos aspectos. 

Gratidão 

Para Alan e Handley, a chegada da Ordenação Diaconal representa uma enorme gratidão a Deus pelas graças recebidas pelas Suas mãos até aqui. Dificuldades surgiram pelo caminho, mas o amor a Deus e ao seu propósito vocacional para cada um, os sustentou e deu forças para que continuassem. 

Especialmente para o Alan Carlos, a preparação para a Ordenação Diaconal o fez reviver grandes momentos de sua vida. Confira seu depoimento: 

“Muitos foram os desafios ao longo do caminho, mas a certeza da esperança em Deus sempre nos faz olhar para ‘um novo céu, e uma nova terra’ (este é meu lema vocacional, retirado do inicio do capítulo 21 do Apocalipse de São João). Todo este processo vivido foi uma experiência de humanização, principalmente nos encontros com os irmãos, de modo singular com os pequeninos do reino. Cada encontro foi oportunidade de aprender e me fazer mais humano. Sou feliz por toda esta história, e revisita-la me faz grato a Deus”, disse o seminarista. 

Handley Gonçalves vivenciou um processo formativo com dificuldades, mas com muito aprendizado que contribui para seu amadurecimento. Confira suas palavras: 

“Meu maior aprendizado desde então é que tudo na vida passa e não somos detentores de nenhuma certeza, além do amor de Deus por nós. Esse amor ficou claro para mim nos anos de estudo em Teologia na Faculdade Jesuíta em Belo Horizonte. Foram 4 anos de grande amadurecimento, de grande contribuição para a minha vida humana-cristã. Sempre na certeza de que todos somos irmãos, com a mesma dignidade concedida pelo Batismo. Clérigos, consagradas (os) e leigas (os) todos estamos a serviço do mesmo Reino de justiça, paz e amor, tão querido por Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Pai, que nos possibilitou a todos também chamarmos a Deus de Pai”, afirmou o futuro Diácono. 

Tríduo preparatório 

É comum que próximo à Ordenações, os Seminaristas sejam acolhidos em Comunidades por onde já passaram para que recebam as orações de todo o povo de Deus, em prol do próximo passo a ser concretizado no processo formativo. Dessa forma, os futuros diáconos convidam toda a comunidade de fé da Diocese para participarem dos Tríduos dedicados às Ordenações. Seguem os convites: 

Handley Gonçalves 

Alan Carlos:

Ordenação Diaconal 

Como já dito aqui, nesta matéria, a Ordenação Diaconal Transitória será celebrada neste próximo sábado (02), na Igreja do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, às 09h. A Solenidade será presidida por Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano de Uberlândia. Participam da Missa familiares, religiosos, religiosas, padres, diáconos e todo o povo de Deus que desejar participar deste momento de grande alegria.

O Santuário está situado à Praça Nossa Senhora Aparecida, 100, no Bairro Aparecida, em Uberlândia. Confira o convite: 

O Centro de Comunicação Diocesano se alegra junto a Diocese de Uberlândia e parabeniza os seminaristas pela Ordenação Diaconal e deseja que Deus possa abençoar e guardar a cada um rumo à Ordenação Presbiteral. Pedimos, ainda, que toda a Diocese possa rezar pelos futuros diáconos, a fim de que Maria Santíssima, mãe das vocações, possa fortalece-los. Não só agora, mas durante toda a sua vida vocacional. 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!