Iniciou-se ontem (21) e seguirá até o dia 24 (Quinta-Feira), na cidade mineira de Juiz de Fora, a 33ª Assembleia da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil). Participam da Assembleia aproximadamente 93 pessoas, provenientes de todo o Regional Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo). Da Diocese se Uberlândia participam Pe. Guilherme Miranda Stort, animador vocacional diocesano, e Pe. Aguimar Vieira, reitor do seminário de Filosofia São José.
A assembleia, segundo Pe. Guilherme Stort, “tem por objetivo refletir o processo formativo dos futuros presbíteros”. Este ano o tema proposto foi: “a primordial e fundamental experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo na formação inicial do presbítero”. Os formadores dos seminários do Regional Leste II presentes à Assembleia se reúnem para refletir, discutir e partilhar suas experiências em suas respectivas Igrejas Particulares.
Na abertura da Assembleia, ontem, Segunda-Feira (21), dom Gil Antônio, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, presidiu a Celebração Eucarística na capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Segundo noticiou o site da arquidiocese (http://arquidiocesejuizdefora.org.br), dom Gil, em sua homilia, destacou a importância dos seminários e institutos teológicos, que devem formar pessoas realmente capazes de levar a fé a quem não a tem. Além disso, destacou o papel da OSIB, que possibilita o progresso na qualidade do ensino. “Quando a Igreja organiza os seminários ela tem uma intenção: melhorar, aprofundar, crescer cada vez mais a formação dos futuros presbíteros. Quanto melhor nós os formarmos, melhor a Igreja dialogará com o mundo e apresentará o reino de Deus às pessoas”., enfatizando a necessidade de “uma verdadeira conversão à pessoa de Jesus Cristo para uma autêntica vivência da Vocação Presbiteral”.
A assessoria da Assembleia, por sua vez, está sob a responsabilidade do reitor do Seminário de Teologia da Arquidiocese, Pe. Geraldo Dondici.
Adicionar comentário