Diocese de Uberlândia Em Destaque

Paróquia Bom Jesus da Cana Verde: 150 anos anunciando o Reino de Deus

Há um século e meio, a Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, localizada na Praça Padre Nilo Tabuquini, 34, no Centro de Araguari, anuncia o Reino de Deus.

De 27 de julho a 06 de agosto, a Paróquia celebra a Festa do Padroeiro, comemorando os seus 150 anos de criação canônica.

Com o tema “150 anos de fé, esperança e amor”, as comemorações foram abertas no dia 27 de julho, às 09h00, com a Celebração da Santa Missa e, logo após, com uma Cavalgada pelas ruas de nossa cidade. O término das festividades e solene Celebração do Jubileu será no dia 06 de agosto, às 19h00, com a Celebração Eucarística presidida por Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano.

DSC04430

 

Os 150 anos da Paróquia estão sendo celebrados ao longo de todo este ano com celebrações, encontros e retiros. O grande desafio, segundo Lúcia Cardoso, foi de encerrar o ano jubilar com uma proposta missionária. Para tanto, foram realizado nos dias 19 e 20 as Santas Missões Populares nas comunidades da Paróquia.

Segundo os organizadores, o tema da Festa abordará as três virtudes teologais – fé, esperança e caridade – “imprescindíveis para o sustento da nossa vocação eclesial e do nosso ser Igreja. Ainda, com essa abordagem e reflexão, faremos memória de inúmeras pessoas que, intimamente ligadas à história da Matriz de Araguari, nos deixaram um precioso legado. Portanto, é tempo de recordar, louvar e agradecer a Deus em ocasião tão especial”.

regua-divulgacao

 

 

“A intenção é transformar os passos dados durante a caminhada do jubileu em passos de ‘continuo jubileu’, revelando o mais profundo sentido de amor, partilha, perdão, serviço aos irmãos, anúncio da alegria, da esperança, compromisso com a vida e com a missão”, ressaltou a paroquiana Lúcia Cardoso.

Segundo pároco, Pe. João Júnior (juninho), o jubileu dos 150 anos da Paróquia tem como intuito a renovação da vida comunitária, afinal, a “missão é feita com as mãos dos que trabalham, os joelhos dos que rezam, os pés dos que caminham, com o coração dos que amam, com a boca dos que anunciam e com a vida que testemunham”, afirmou.

A respeito da história da Paróquia, “conforme anotações do Livro de Tombo da Diocese de Goiás, sendo bispo Dom Joaquim Gonçalves de Azevedo, pela Lei Provincial nº 1195, de 06 de agosto de 1864, foi transferida a sede da Paróquia de Sant’Anna do Rio das Velhas (hoje Indianópolis) para a Capela do Senhor Bom Jesus da Cana Verde do Brejo Alegre (hoje Araguari), que então era município de Bagagem (hoje Estrela do Sul), sendo o seu primeiro vigário o Pe. Matheus Pereira Cardoso”, informou-nos o pároco.

“Essa declaração data de 12 de maio de 2005 e foi assinada pelo então bispo diocesano, Dom José Alberto Moura, e pelo Chanceler da Cúria, Pe. Genésio Donati Prado, conforme protocolo Prot. H-224”, ressaltou.

A grande festa do Senhor Bom Jesus marcará também o inicio das festividades do aniversário da cidade de Araguari comemorado dia 28 de agosto.

Confira a Programação Litúrgica da Festa

logo2

 

 

[box type=”tip”]

Programação Litúrgica

 

2707 (Domingo) – Abertura das festividades

07h30 – Celebração da Eucaristia
09h – Celebração da Eucaristia e Cavalgada
19h – Celebração da Eucaristia
28/07 (Segunda-feira) – 1º dia da novena

18h15 – Terço
19h – Celebração da Eucaristia
29/07 (Terça-feira) – 2º dia da novena

18h15 – Terço
19h – Celebração da Eucaristia
30/07 (Quarta-feira) – 3º dia da novena

18h15 – Terço
19h – Celebração da Eucaristia

 

31/07 (Quinta-feira) – 4º dia da novena

18h15 – Terço
19h – Celebração da Eucaristia

 

01/08 (Sexta-feira) – 5º dia da novena

18h15 – Terço
19h – Celebração da Eucaristia

 

02/08 (Sábado) – 6º dia da novena

18h15 – Terço
19h – Celebração da Eucaristia
20h – Apresentação do Coral/Orquestra Sesiminas

 

03/08 (Domingo) – 7º dia da novena

07h30 – Celebração da Eucaristia
09h – Celebração da Eucaristia
10h –  Carreata e benção dos veículos
18h15 – Terço
19h – Celebração da Eucaristia

 

04/08 (Segunda-feira) – 8º dia da novena

18h15 – Terço
19h – Celebração da Eucaristia

 

05/08 (Terça-feira) – 9º dia da novena

18h15 – Terço
19h – Celebração da Eucaristia

 

06/08 (Quarta-feira) –  DIA DA FESTA

SESQUICENTENÁRIO DA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS DA CANA VERDE

 

06h Alvorada

06h30 Celebração da Eucaristia

18h Procissão

19h Solene Missa de Encerramento do Jubileu presidida por Dom Paulo Francisco

 

  • Barraquinhas de 27 de julho a 06 de agosto, logo após a novena;
  • Almoço (Feijoada) dia 27 de julho, a partir das 11h30min, no Salão Paroquial.

[/box]

3 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Agradeço ao Portal, na pessoa do Diác. Claudemar, pela publicação e convite para a Celebração do Sesquicentenário da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde.
    A presença de cada pessoa será motivo de fraterna alegria.
    Em Cristo,
    Pe. Júnior

  • “A presença de cada pessoa será motivo de fraterna alegria.”.Pe. João Júnior . Paz e bem, as pessoas que direto e indiretamente, contribuem para que esta festa seja ‘ motivo de fraterna alegria’cheia de graça,fé e comunhão entre irmãos. Esta é a barca de Jesus, quem é que vai?Eu vou!

  • Bom Jesus da cana verde, proteja e abençoe a nossa cidade,dai-nos a graça de estarmos sempre de ouvidos abertos, para escutar a palavra de Deus.Abençoe os nossos padres,freiras e religiosos, para que estejam sempre abertos a caminhar e servir aos mais necessitados.Amém.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!