Diocese de Uberlândia Em Destaque

Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Tupaciguara: rumo aos 150 anos de história

No próximo dia 13 de dezembro a Paróquia Nossa Senhora da Abadia comemora seus 145 anos de existência e 61 anos da atual Matriz. Uma história que começou por volta de 1841 a 1842, quando Dona Maria Teixeira e seu esposo Sr. Manoel Pereira com o intuito de formar uma fazenda vieram para Tupaciguara do estado de Goiás.

ApGJsqEExFm4DDUcZHZrakJOWmKAhqKGvXHK2nUQwXp2-001

Por ser muito piedosa, Dona Maria Teixeira constrói uma singela capela, coberta com folhas de buritis, em honra a Nossa Senhora da Abadia, de quem era muito devota. Em 12 de junho de 1842, o capelão de Monte Alegre, Pe. Júlio Luiz Mamede abençoa a capela e, em 13 de junho de 1842, o capelão celebra a primeira missa.

Nas proximidades do pequeno arraial que se formou ao redor da capela, o carro que transportava os paramentos litúrgicos tomba e os passageiros não sofrem nenhum dano. Surpreso, Padre Joaquim José de Souza Neiva exclama: “Que Bom Sucesso!”. E o arraial antes conhecido como Abadia de Monte Alegre passa a ser chamada Abadia do Bom Sucesso, nome este que perdurou até 1923 quando foi votado o nome de Tupaciguara que significa “Terra Matris Dei”, do tupi-guarani, Terra da Mãe de Deus.

Francisco José de Santana, Filisbino Perreira Azará e Manoel da Costa Marques dão continuidade a obra de Dona Maria Teixeira construindo uma Capela coberta por telhas de barro, com paredes de pau-a-pique e esteios de aroeira.

Dom Joaquim Gonçalves de Azevedo, Bispo de “Goiáz” visita o arraial de Nossa Senhora da Abadia do Bom Sucesso em 27 de novembro de 1870.

E em 13 de dezembro de 1870 a capela é elevada a Paróquia

Em 16 de dezembro de 1933, Pe. Simão Janet recebe autorização de Dom Frei Luiz Maria de Sant’Anna, então bispo de Uberaba, para realizar a benção da capela da Senhora do Rosário, e para lá transferir a sede da Paróquia, enquanto se construía a atual Matriz.

Em 10 de junho de 1934 aconteceu a benção e a transferência da sede paroquial para a capela da Senhora do Rosário.

Em 15 de agosto de 1934 as 13 horas  foi feita a benção solene da pedra fundamental que marcou o inicio das obras da Matriz atual e em 13 de dezembro de 1954  foi inaugurada a atual Igreja Matriz.

Já em 26 de maio de 1958, “sendo Sumo Pontífice o Papa Pio XII, e Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, Arcebispo de Uberaba, é dedicado o “Belíssimo” Altar-Mor de mármore doado por Dona Ignácia Zemidia de Faria, esposa de Coronel Gabriel Felipe de Faria”.

E em 22 de Julho de 1961, São João XXIII, pela “Bula” Animorum Societas, cria a Diocese de Uberlândia, a qual pertence a Paróquia de Tupaciguara. Sendo nomeado Primeiro Bispo Diocesano Dom Almir Marques Ferreira.

_____________

Por, Henrique Mendes

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!