A Solenidade de Cristo Rei do Universo, foi celebrada no último domingo (26) em todo o mundo. A festividade traz consigo dois momentos importantes para a vida pastoral das Paróquias e Comunidades: encerramento do Ano Litúrgico e início do Ano do Laicato para a Igreja.
Na Paróquia Santa Rita de Cássia, a Solenidade foi dedicada de forma especial para a abertura do Ano do Laicato, com uma bênção de envio aos coordenadores de pastorais, grupos, ministérios e movimentos. Como símbolo da missão, foi entregue a cada um a Agenda Paroquial 2018.
A oportunidade também foi celebrada junto ao Grupo de Jovens JUAC (Jovens Unidos ao Amor de Cristo), que promoveram o seu segundo retiro. Os 60 jovens que participaram foram acolhidos com muita alegria por Pe. Guilherme Stort, pároco, e todo corpo celebrativo.
“A todos os envolvidos nos acontecimentos, o nosso muito obrigado!” – Pe. Guilherme Stort.
Ano do Laicato
O Ano do Laicato estará vigente até o dia 25 de novembro de 2018, próxima festa de Cristo Rei. O tema escolhido para animar a mística do trabalho anual foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. O Ano terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.
Pretende-se ainda: Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.
Informações: Portal A12
Adicionar comentário