Diocese de Uberlândia Em Destaque

Paróquia São Cristóvão celebra o seu padroeiro

Com o tema “a exemplo de São Cristóvão, fiel discípulo do Senhor, nossos jovens, com o cuidado de um bom motorista, desejam conduzir o menino Jesus ao mundo”, encerrou-se hoje, 28, com uma grande carreata pelas ruas de Uberlândia, a festa em louvor a Deus promovida pela Paróquia São Cristóvão.

Ao longo do dia houve atividades na Paróquia. Desde o período da manhã, profissionais da saúde se encontravam disponíveis para aferirem a pressão dos interessados, bem como massoterapeutas para massagens relaxantes. A parte litúrgica teve início às 15h com uma solene celebração eucarística, presidida pelo pároco, Pe. Joaquim da Costa Porto. Ao longo da celebração, imagens do papa Francisco e da jornada mundial da juventude foram exibidas em um telão. Ao término da celebração, Pe. Joaquim agradeceu nominalmente as pastorais e movimentos, além de empresas e pessoas físicas que contribuíram para a concretização da festa.

A programação das festividades em honra a São Cristóvão começou no dia 19 de Julho. Todos os dias houve celebração eucarística presidida por padres convidados, como Pe. Marcos Borges da Paróquia Cristo Redentor; Pe. Marcelo Augello do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Monsenhor Valmir da arquidiocese de Uberaba, entre outros padres convidados. No dia 24, houve a presença do bispo diocesano, d. Paulo Francisco Machado. Para todos os dias, a equipe de liturgia preparou temas a partir de três elementos vivenciados pela Paróquia: os motoristas, a devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós e a Jornada Mundial da Juventude.

Pe. Joaquim Porto, pároco da Paróquia São Cristóvão, enfatizou a importância de se celebrar o padroeiro dos motoristas “num contexto de tanta impaciência e intolerância no trânsito como é fato nas grandes cidades do país; Uberlândia não está de fora desta estatística, infelizmente”, ressaltou o religioso. Também outro fato importante para a vida dos católicos esteve na pauta da festa; a jornada mundial da juventude sediada na cidade do Rio de Janeiro, que ocorreu entre os dias 23 a 28 com a presença do sumo pontífice, papa Francisco. A jornada mundial da juventude reuniu na praia de Copacabana, segundo dados da polícia militar, cerca de 3 milhões de peregrinos provenientes das mais variadas partes do mundo.
CRISTOVAO

Neste sentido, a festa em louvor a Deus por São Cristóvão quis contemplar, além dos motoristas de quem São Cristóvão é padroeiro, também os jovens, e mais; os 34 anos de existência canônica da Paróquia São Cristóvão, erigida canonicamente em 11 de Setembro de 1979 por dom Estevão de Avelar, bispo diocesano à época. Além dos 34 anos da Paróquia, a festa contemplou ainda a devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, movimento presente na Paróquia há mais de 13 anos.

Este ano a Festa de São Cristóvão promoveu um grandioso sorteio de duas bicicletas, uma bezerra, uma TV 32 polegadas e uma moto Suzuki 125cc. A cartela foi vendida ao preço de R$10 e os compradores concorreram a todos os prêmios. O prêmio mais esperado da noite, a moto Suzuki, teve o seu desfecho às 21h25 por manipulação eletrônica. A ganhadora foi Maria Júlia Cunha Seabra, do bairro Pacaembu.

2013-07-28_22-25-39_718

Maria Julia Cunha Seabra

 

2013-07-28_22-26-54_124

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!