Diocese de Uberlândia Em Destaque

Paróquia São Judas Tadeu realiza "encontrão" do ECC

Ocorreu nesse domingo (23), das 7h às 12h, na Paróquia São Judas Tadeu, em Uberlândia, o “encontrão do ECC – Encontro de Casais com Cristo” com o tema: a missão das famílias cristãs – desafios e perspectivas.

encontrao

O encontro teve início com a Celebração Eucarística na matriz São Judas Tadeu presidida pelo bispo diocesano, dom Paulo Francisco Machado. Em seguida foi servido o café da manhã. A parte de espiritualidade do encontro ficou sob a responsabilidade da equipe dirigente que conduziu a Via-Sacra, momento em que se refletiu nas chamadas “estações” a realidade do tráfico humano, tema abordado este ano pela Campanha da Fraternidade (CF), em que o lema traduz o anseio do ser humano por viver na sua  liberdade inalienável, tendo em Deus o seu principal incentivador: “foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1).

ncontrao-ecc

O tema família, como não poderia deixar de ser, permeou todo o encontro. Aproveitando a preparação das Assembleias Extraordinárias que ocorrerão no Vaticano este ano, no segundo semestre, em preparação para o Sínodo da Família, os participantes do “encontrão” tiveram a oportunidade de refletir em grupos o Sínodo das Famílias, bem como inteirar-se das contribuições que a diocese de Uberlândia compilou para o encontro do episcopado mundial convocado pelo papa Francisco de 5 a 19 de outubro a fim de pensar e propor novos caminhos para os desafios da evangelização familiar, sobretudo.

Os grupos comentaram temas tais como: matrimonio segundo a lei natural, pastoral da família no contexto da evangelização, algumas situações matrimoniais difíceis – uniões de pessoas do mesmo sexo -, sobre a educação dos filhos no contexto das situações de matrimônios irregulares, relação entre a família e a pessoa, além de outros desafios e propostas.

encontrao-ecc

Além do tema da CF-2014 e do Sínodo da Família, o “Encontrão do ECC” abordou ainda a carta apostólica do papa Francisco, pós-sinodal, Evangelii Gaudium, sobre a Alegria do Evangelho.

Para este momento, foi convidado o diácono transitório e assessor de comunicação da diocese, Claudemar Silva. Apresentando o documento papal, o diácono comentou algumas das principais intuições do sumo pontífice para a composição do texto epistolar, no qual o papa latino-americano adverte os cristãos católicos a não permitir que lhes “roubem a alegria… a comunidade… a missionariedade… e o compromisso com o pobre”, a fim de que o discípulo missionário de Jesus Cristo, assumindo plenamente o Evangelho, se disponha a anunciá-lo com desassombro e alegria contagiante.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!