Destaque Diocese de Uberlândia Diocese em Ação

PASCOM Diocesana projeta novos passos para segundo semestre

A coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM) se reuniu na tarde do último sábado (04), remotamente, para pensar e discutir os próximos passos da Pastoral neste segundo semestre de 2020. A reunião teve a participação de Pe. Márcio Gonçalves, coordenador diocesano de pastoral, Pe. Anchieta Guerra, assessor eclesiástico da PASCOM e de comunicação da Diocese; e das coordenadoras diocesanas Glória Carrijo e Melissa Ribeiro.

A pauta, que durou pouco mais de 1h, zelou pela recém chegada de Pe. Anchieta Guerra na articulação da comunicação diocesana, das propostas da coordenação de pastoral e a realidade da PASCOM nas Paróquias da Igreja particular em Uberlândia. De forma mais específica, destacou-se alguns desejos de projetos que envolverão o trabalho pastoral dos agentes PASCOM, bem como os pontos a serem aperfeiçoados e que ajudarão os agentes em seu trabalho pastoral.

Alguns desses projetos estão ligados à formação técnica dos agentes, uma das maiores deficiências atuais, reconhecida pelos pasconeiros e necessária no trabalho comunicacional. “Temos muitos agentes apaixonados pela Igreja, pelo trabalho pastoral e por comunicação, porém que não possuem uma parte técnica aprimorada para contribuir melhor”, afirmou Glória Carrijo durante a conversa.

Pe. Anchieta contribuiu com as falas da Glória, ressaltando a importância de os agentes estarem cada vez mais próximos do ELODAFE, – site de comunicação oficial da Diocese – bem como da Rádio América, instrumento importante na evangelização e para a história da comunicação diocesana. Assim, as coordenadoras fizeram o compromisso de serem ainda mais motivadoras dessa proximidade e de abrir possibilidades para que este “ELO” entre os meios de comunicação diocesanos possa estar cada vez mais forte, próximo do povo e dos agentes da PASCOM como um todo.

Pe. Márcio Gonçalves, vinculou a importância de que a PASCOM possa estar a serviço e próxima das demais Pastorais diocesanas em seu trabalho de evangelização, dando foco nas produções técnicas. Outro ponto mencionado foi a captação de recursos. Ela poderá contribuir futuramente para que a PASCOM possa contar com equipamentos que façam a diferença nas produções que poderão atingir, não só os diocesanos, mas fazer memória da história pastoral Diocesana a todos aqueles que tiverem o desejo de conhecer o que tem sido feito aqui e como a comunicação contribui para a edificação da Diocese.

Além disso, ressaltou-se a importância de que a comunicação entre os coordenadores das PASCOMs paroquiais possa ser cada vez mais objetiva e ativa para contribuir com os meios de comunicação disponíveis para a Diocese e sobretudo para os diocesanos. Em breve, a coordenação diocesana da PASCOM passará por algumas mudanças importantes em sua estrutura afim de atender as necessidades pastorais e sobretudo para a execução do Plano Pastoral 2020-2023.

Melissa Ribeiro
Coordenadora Diocesana
Pastoral da Comunicação

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!