Diocese de Uberlândia Em Destaque

Pastoral da Saúde participou da 7ª Conferência Municipal de Saúde

A Pastoral da Saúde Diocesana marcou importante presença na 7ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro”, por meio da atuação efetiva na Dimensão Político-Institucional de seus agentes pastorais.

Conf Municipal Saude (1)

A Conferência Municipal de Saúde é o evento mais importante do município nesta área, pois se trata de um espaço e momento privilegiados onde governo, trabalhadores e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) debatem e aprovam o Relatório Final da Conferência, onde são apontadas as prioridades e ações de acordo com os eixos de atuação na saúde para os próximos anos (Direito à saúde; Garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação Social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS; Gestão e Modelos de Atenção; Informação, Tecnologia, Comunicação, Inovação no SUS; Reformas Democráticas e populares do Estado), bem como eleição de delegados para a Conferência Estadual de Saúde que acontecerá em setembro.

Nossos agentes da Pastoral da Saúde tiveram participação importantíssima, desde as Pré-Conferências realizadas nos diversos setores do município, como nos três dias de trabalhos da Conferência Municipal (12 a 15 de junho). Cabe salientar a atuação brilhante de José Veridiano, Presidente do Conselho Municipal de Saúde (maior instância deliberativa do SUS local), que é agente da Pastoral da Saúde há muitos anos e um “incansável batalhador pela causa da saúde em Uberlândia”, como foi ressaltado por várias autoridades presentes na Mesa de Abertura da 7ª Conferência, entre elas: Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Prefeito, Reitor da UFU, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Legislativo e Judiciário, entre outros. A exposição sobre o tema central da Conferência foi feita pelo Prof. Dr. Gastão Wagner, uma referência nacional em Saúde Pública, professor da Unicamp, Ex-Secretário Municipal de Saúde de Campinas e Secretário Executivo do Ministério da Saúde.

Conf Municipal Saude1

Na Conferência participaram muitos agentes como delegados da mesma, com destaque para Nivaldo (Conselheiro Municipal), Ana Maria (Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde), Dra. Ana Cláudia (Assessoria Técnica da Coordenação Diocesana e membro da Comissão de Saúde da OAB-Uberlândia), Dr André Luiz (Conselheiro Nacional de Saúde e ex- Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde). A Pastoral da Saúde Diocesana conseguiu ainda aprovar duas propostas novas para o relatório final da Conferência, uma sobre maior transparência nas filas de espera de cirurgias e procedimentos e outra sobre dispensação de medicamentos. As demais levantadas pela Coordenação Diocesana foram contempladas em propostas elencadas nas pré-conferências, aprovadas pelos grupos de trabalho.

Agradecemos a todos os agentes ​da Pastoral da Saúde que atuam nos conselhos locais e distritais de saúde, lutando sempre por saúde plena e qualidade de vida para a população, proporcionando uma alegria enorme em vermos o Controle Social acontecendo na nossa cidade, apesar de todas as dificuldades e limitações vividas e presentes nesta área tão essencial na vida de cada um e do coletivo.

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!