Diocese de Uberlândia Em Destaque Pastorais e movimentos

Pastoral Familiar Diocesana participou de Assembleia Anual em BH

A Assembleia Anual da Pastoral Familiar – Regional Leste II ocorreu no último final de semana, 05 a 07 de setembro, no Recanto São José na capital Belo Horizonte aonde residem as Irmãs Franciscanas Alcantarinas.

10537126_10201434461583035_6695123812807220997_n

Participou da assembleia, representando a Diocese de Uberlândia: Pe. Eduardo César – co-assessor eclesiástico, Marinete Ramos – núcleo de Formação e Espiritualidade e o casal Cláudio e Maria do Rosário que são os atuais coordenadores da Pastoral Familiar Diocesana.

Na ocasião, Dom Célio refletiu a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho, do Papa Francisco, fazendo uma correlação com o Doc. de Aparecida e o Doc. 94, da CNBB – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

O convite final foi para que os agentes de pastorais e padres presentes não perdessem a certeza de que é o Ressuscitado que os enche de confiança e de esperança para vencer os desafios concretos em cada uma das vossas Dioceses.

O Pe. Eduardo César, atualmente vigário no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, descreveu ao Elodafé como foi participar deste momento, confira:

A Assembleia da Pastoral Familiar, no âmbito do Regional Leste II, foi um importante momento para que os coordenadores da Pastoral pudessem expor seus trabalhos, especificamente os dedicados ao setor pré-matrimonial. A partilha é sempre enriquecedora, porque através dela conhecemos as dificuldades e a criatividade de cada diocese ou arquidiocese. Além do momento agradável de convivência, foi um momento de reabastecer a espiritualidade e o ânimo para continuarmos os trabalhos. Não podemos esquecer também a eleição da nova coordenação do Leste II, que conta agora com a ajuda do casal de nossa diocese, Maria do Rosário e Cláudio Rodrigues. Estamos à espera da Assembleia Nacional da Pastoral Familiar, em São Luís do Maranhão, desejosos de que seja, igualmente, um momento tão profícuo quanto foi esse.

10378081_10201438720889515_8172479544496378000_n

Maria do Rosário também nos relatou suas conclusões sobre esta experiência:

 

Foi uma Assembleia conduzida e guiada pelo Espírito Santo, num clima de serenidade e seriedade, com partilha de experiências bem sucedidas no Setor Pré Matrimônio – prioridade da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família – CNBB, para o ano de 2014. Voltamos todos com a convicção e a certeza de que para uma evangelização eficaz, não servem as propostas místicas desprovidas de um vigoroso compromisso social e missionário, nem os discursos e ações sociais e pastorais sem uma espiritualidade que transforme o coração. Sentimo-nos honrados em participar e agradecidos a Deus pela graça de poder servir, sempre com alegria.”

Como citado pelo Pe. Eduardo, nós do CCD não poderíamos deixar de parabenizar o casal Maria do Rosário e Cláudio Rodrigues, pois na oportunidade  foram eleitos parte da coordenação do Leste II como vice-coordenadores. Saibam que, compartilhamos do mesmo sentimento de alegria, desejamos-lhes um bom e próspero trabalho nesta nova missão cristã.

10518957_10201438717529431_5417133273949918294_n

 

 

[box type=”note”]

Informações atuais do Regional:

A Assembleia Anual da Pastoral Familiar – Regional Leste 2 reponde por 931 municípios, sendo eles 853  no estado de Minas Gerais e 78 do Espírito Santo. Ambos em sua amplitude totalizam 32 Dioceses.

Neste ano de 2014 a mesma foi eletiva, e foram definidos os integrantes da Comissão Regional que ficou assim composta:

Dom Frei Célio de Oliveira Goulart – Diocese de São João Del Rey – Bispo Referencial

Pe. Moacir Silva Arantes – Diocese de Divinópolis – Assessor Eclesiástico

Casal Coordenador: Beto e Valéria – Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano

Casal Vice Coordenador: Cláudio e Maria do Rosário – Diocese de Uberlândia

Casal Secretário: Caio e Lidiane – Diocese de Araçuaí

Tesoureiro: Jorge Luiz Mendes – Diocese de Divinópolis

Núcleo de Formação e Espiritualidade: Ênio José e Maria Aparecida – Diocese de Luz

[/box]

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!