A Igreja no Brasil e no Mundo

Paz: tema central das pregações de advento do pregador do papa

2014-12-12 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa participou, na manhã desta sexta-feira (12/12), na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, da segunda pregação de Advento conduzida pelo Padre Raniero Cantalamessa. O tema da pregação, escolhido pelo pregador oficial da Casa Pontifícia, neste período de Advento, em preparação ao Santo Natal, foi “Bem-aventurados os construtores de paz, porque serão chamados filhos de Deus”. De fato, a Paz é o tema central das tradicionais reflexões do Capuchinho.

Nas três sextas-feiras que precedem o Natal, as meditações ajudarão a refletir sobre a paz, dom de Deus, em Jesus Cristo, fruto do Espírito. O ciclo de pregações parte do anúncio dos pastores na Noite de Natal, como resulta também do anúncio natalício. A paz, antes de tudo, desce do Céu, é dom de Deus. É o fio da meada que, do alto, rege toda a trama da paz humana, sem a qual a paz humana é sempre frágil. Este dom de Deus torna-se também dever e tarefa do homem. De fato, nesta sua segunda pregação, Padre Cantalamessa fala da paz como dever.

Os textos que fundamentam as suas reflexões são extraídos da Sagrada Escritura, rica em referências à paz. Frei Raniero também utiliza textos do Papa Francisco da sua na primeira exortação apostólica Evangelii Gaudium. Para se construir a paz, o Frei Capuchinho indica o diálogo, caminho tão enfatizado pelo Papa Francisco. “O diálogo é a única alternativa às armas”, disse, citando também a necessidade da oração e da compreensão. Para se viver bem o Advento, ele indica as palavras do próprio Jesus: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não a dou como o mundo a dá, mas como eu vos dou”.

Clique para acessar o texto completo da pregação.

(MT)

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!