Diocese de Uberlândia Em Destaque

Quarta-feira de Cinzas: confira os horários das missas nas paróquias da diocese

da Redação do CCD

O CCD – Centro de Comunicação Diocesano -, em atenção aos muitos pedidos que recebemos por ocasião de Festas e Solenidades marcadamente “fortes” do calendário litúrgico, e em cumprindo à sua missão de ser ELO entre os fiéis da Diocese de Uberlândia, divulga, abaixo, a programação desta Quarta-Feira de Cinzas (05) nas Paróquias dos municípios que compõem a Diocese.

Quarta_Feira_de_Cinzas_01

O que significa a quarta-feira de Cinzas?

[box]

Hoje, Quarta-feira de Cinzas, começamos um novo caminho quaresmal, um caminho que se estende por quarenta dias e nos conduz à alegria da Páscoa do Senhor, à vitória da Vida sobre a morte. Seguindo a tradição romana, muito antiga, as stationes quaresmais, reunimo-nos hoje para a Celebração da Eucaristia. […] As Leituras proclamadas oferecem-nos sugestões que somos chamados a fazê-las tornar-se, com a graça de Deus, atitudes e comportamentos concretos nesta Quaresma. […] «Mas agora diz o Senhor, convertei-vos a mim de todo o coração com jejuns, com lágrimas, com gemidos» (Joel 2, 12). […] «Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e rico em misericórdia» (v. 13). A conversão ao Senhor é possível como «graça», já que é obra de Deus e fruto da fé que depomos na sua misericórdia. Esta conversão a Deus só se torna realidade concreta na nossa vida, quando a graça do Senhor penetra no nosso íntimo e o abala, dando-nos a força para «rasgar o coração». […] «Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes» (v. 13). Com efeito, também nos nossos dias, muitos estão prontos a «rasgarem as vestes» diante de escândalos e injustiças – naturalmente cometidos por outros – mas poucos parecem dispostos a atuar sobre o seu «coração», a sua consciência e as próprias intenções, deixando que o Senhor transforme, renove e converta.

Além disso, este «convertei-vos a mim de todo o coração» é um apelo que envolve não só o indivíduo, mas também a comunidade. […] A dimensão comunitária é um elemento essencial na fé e na vida cristã. Cristo veio «para congregar na unidade os filhos de Deus que estavam dispersos» (Jo 11, 52). O «nós» da Igreja é a comunidade na qual Jesus nos congrega na unidade (cf. Jo 12, 32): a fé é necessariamente eclesial. É importante recordar isto e vivê-lo neste Tempo da Quaresma: cada qual esteja consciente de que não empreende o caminho penitencial sozinho, mas juntamente com muitos irmãos e irmãs, na Igreja.

[…] Viver a Quaresma numa comunhão eclesial mais intensa e palpável, superando individualismos e rivalidades, é um sinal humilde e precioso para aqueles que estão longe da fé ou são indiferentes.

«Agora é o momento favorável, agora é o dia da salvação» (2 Cor 6, 2). […] Jesus, o inocente, o Santo, «Aquele que não havia conhecido o pecado» (2 Cor 5, 21), carrega o peso do pecado partilhando com a humanidade o seu resultado: a morte, e morte de cruz. A reconciliação que nos é oferecida teve um preço altíssimo: a cruz erguida no Gólgota, na qual esteve pendurado o Filho de Deus feito homem. Nesta imersão de Deus no sofrimento humano e no abismo do mal, está a raiz da nossa justificação. O «converter-se a Deus de todo o coração» no nosso caminho quaresmal passa através da Cruz, do seguir Cristo pela estrada que conduz ao Calvário, ao dom total de si mesmo. É um caminho onde devemos aprender dia a dia a sair cada vez mais do nosso egoísmo e mesquinhez para dar espaço a Deus que abre e transforma o coração.

Na página do Evangelho de Mateus, que pertence ao chamado Sermão da Montanha, Jesus faz referência a três práticas fundamentais previstas pela Lei mosaica: a esmola, a oração e o jejum; mas são também indicações tradicionais, no caminho quaresmal, para responder ao convite de «converter-se a Deus de todo o coração». […] O verdadeiro discípulo não procura servir-se a si mesmo ou ao «público», mas ao seu Senhor com simplicidade e generosidade: «E teu Pai, que vê o oculto, há-de recompensar-te» (Mt 6, 4.6.18).

Amados irmãos e irmãs, confiantes e alegres comecemos o itinerário quaresmal. Ressoe em nós intensamente o convite à conversão, a «converter-se a Deus de todo o coração», acolhendo a sua graça que faz de nós homens novos, e de uma novidade maravilhosa que é a participação na própria vida de Jesus. Que nenhum de nós fique surdo a este apelo, que nos é dirigido nomeadamente com o rito austero – tão simples e ao mesmo tempo tão sugestivo – da imposição das cinzas, que dentro em breve realizaremos. Acompanha-nos neste tempo a Virgem Maria, Mãe da Igreja e modelo de todo o verdadeiro discípulo do Senhor. Amém!

Bento XVI – Homilia, 13/02/2013.

[/box]

Paróquia

Horário (Matriz) Para saber mais
Catedral Santa Teresinha 7h, 12h, 18h Clique aqui
Santuário Diocesano 7h, 19h30 Clique aqui
Nossa Senhora das Dores 19h Clique aqui
Bom Jesus – Uberlândia 7h Clique aqui
Nossa Senhora de Fátima – Uberlândia 19h Clique aqui
São Cristóvão 19h30 Clique aqui
Cristo Redentor 19h30 Clique aqui
São Judas Tadeu – Uberlândia 7h, 10h, 16h, 19h30 Clique aqui
Nossa Senhora das Graças Medalha 8h e 19h30 Clique aqui
Sagrada Família 19h30 Clique aqui
São Pedro 7h, 19h Clique aqui
Nossa Senhora da Abadia Patrimônio 19h30 Clique aqui
Nossa Senhora de Guadalupe 19h30 Clique aqui
Nossa Senhora do Carmo 6h30, 19h30 Clique aqui
Santa Mônica 19h30 Clique aqui
São João Batista – Uberlândia 19h30 Clique aqui
Nossa Senhora do Caminho 19h30 Clique aqui
Cristo Rei 19h30 Clique aqui
Nossa Senhora da Abadia – Custódio 19h30 Clique aqui
São Mateus 19h Clique aqui
São Francisco de Assis e Santa Clara 19h Clique aqui
Santo Antônio 20h Clique aqui
Divino Espírito Santo 19h30 Clique aqui
São Benedito 9h, 19h30 Clique aqui
São Gaspar Bertoni Clique aqui
São Francisco de Assis 19h30 Clique aqui
Nossa Senhora da Abadia – Tupaciguara 19h30 Clique aqui
São Francisco das Chagas – Monte Alegre 7h, 19h30 Clique aqui
Nossa Senhora da Guia – Araporã 19h30 Clique aqui
Bom Jesus da Cana Verde – Araguari 6h30, 19h Clique aqui
Nossa Senhora de Fátima – Araguari 19h30 Clique aqui
São José Operário – Araguari 8h, 19h Clique aqui
Nossa Senhora do Rosário – Araguari 16h, 19h30 Clique aqui
Nossa Senhora da Penha – Araguari 7h30, 19h Clique aqui
São Judas Tadeu – Araguari 19h30 Clique aqui
Mãe dos Homens – Estrela do Sul 16h, 20h Clique aqui
São João Batista – Cascalho Rico 18h, 19h30 Clique aqui
Mosteiro Monte Alverne – Planalto 7h Clique aqui
Comunidade Santa Rita de Cássia 19h30 Clique aqui

As Paróquias não nomeadas, deve-se ao fato de não termos conseguido contato previamente. Pedimos sinceras desculpas aos paroquianos das referidas comunidades paroquiais.

Na esteira do seguimento a Jesus Cristo, com quem somos convidados a nos dirigir ao “deserto” a fim de confrontarmo-nos conosco, com Deus e com o outro, desejamos a todos os leitores do ELODAFE um fecundo e proveitoso caminho quaresmal.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!